Home > Dicas

Use a câmera fotográfica como webcam

Se você tem uma câmera digital não precisa, necessariamente, comprar uma webcam para videoconferências

13/04/2006 às 14h14

Foto:

Se você tem uma câmera digital não precisa, necessariamente, comprar uma webcam para videoconferências

De vez em quando, você gosta de matar saudades de algum amigo ou parente distante fazendo uma videoconferência? Apesar de existirem webcams bem acessíveis (clique aqui para comparar preços), você pode usar a filmadora ou a câmera digital que tem em casa para essa tarefa e não gastar um único tostão. Veja, a seguir, como proceder.

1 – Meu equipamento é compatível?
Nem todos os dispositivos, no entanto, funcionam como webcam. Então, o primeiro passo é saber se sua câmera pode enviar vídeos ao vivo para o computador. Para isso, consulte o manual, visite o site do fabricante em busca de mais informações ou recorra a fóruns na internet. Siga as instruções para instalar o programa que faz o controle dessa atividade.

camera como webcam1 - 250x2342 – Programas e ajustes

Cada webcam costuma vir com um software para videoconferências. Mas você pode usar um programa de mensagens instantâneas como o MSN Messenger, adotado neste passo-a- passo. No MSN Messenger, clique em Ferramentas/Configurações de Áudio e Vídeo para abrir o assistente e ajustar o alto-falante e o microfone. No mesmo assistente, selecione a câmera no campo correspondente, ajuste o ângulo e o foco e, se julgar conveniente, clique no botão Opções para alterar configurações de vídeo, contraste, saturação, definição e balanço de branco. Quando tudo estiver ajustado, clique em Aplicar, Ok e Concluir na seqüência.

camera como webcam2 - 250x2133 – Em videoconferência
Para iniciar uma conversa com vídeo, clique com o botão direito do mouse sobre o contato na lista de amigos, selecione a opção Voz/Vídeo e, na seqüência, Iniciar uma Conversa com Vídeo. Seu contato receberá um convite e deverá aceitá-lo para que tenha início a transferência de vídeo entre ambos. No caso de você não ter microfone, para enviar somente o sinal que sua câmera captura, acesse o menu Voz/Vídeo e selecione Enviar Minha Imagem da Webcan (Sem Áudio) e ele receberá apenas o sinal de vídeo. A conversa pode se desenvolver somente pelo teclado. Seu interlocutor, por sinal, não precisa ter uma webcam instalada.

Mão na massa
Benefícios: estabelecer sessões de videoconferência remotas
Custo: se você já tiver câmera, o custo é zero
Tempo de execução: 15 minutos
Nível de experiência: baixo
Requisitos: conexão ADSL, câmera, MSN Messenger.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail