Home > Notícias

Google lança serviço de calendário online

Google Calendar permitirá registro e compartilhamento de compromissos online

Por Guilherme Felitti

13/04/2006 às 11h00

Foto:

O Google lançou um novo serviço de calendário online que permitirá que usuários marquem compromissos e eventos usando suas próprias palavras. Chamado de Google Calendar, a versão beta do serviço entrou na madrugada desta terça-feira.

Em desenvolvimento por "diversos meses", o serviço inicialmente será integrado ao serviço de e-mails do Google Gmail, de acordo com Carl Sjogereen, diretor de produtos do Google.

O executivo do Google foi circunspeto ao discutir os planos da companhia para o Calendar. Ele se negou a falar quais conexões, se existem, com a suíte de produtividade OpenOffice.org que o Google tem apoiado, mas deu dicas que o Google Calendar pode ser integrado com serviços como a página personalizada do Google.

"O Gmail é o principal ponto de integração atualmente, mas você pode imaginar a integração com uma série de outras funções do Google", despistou.
Em outubro de 2005, o Google e a SUN, responsável pelo OpenOffice.org, "concordaram em explorar oportunidades para promover e evoluir várias tecnologias”, incluindo a suíte de código aberto que pode ser uma alternativa ao Microsoft Office.

O Gmail tirará vantagem de umas das ferramentas mais interessantes do Google Calendar, sua habilidade para entender linguagens e facilmente criar novos compromissos. "Estamos fazendo o melhor para determinar se você está se referindo a um evento que foi adicionado no seu calendário", revelou Sjogereen.

Usuários do Google Calendar poderão criar novos eventos diretamente de suas mensagens de Gmail, ou podem usar uma função chamada "QuickAdd" para adicionar compromissos usando sua língua nativa, como "almoço com o José Antônio na segunda", para criar um novo evento.

Uma vez que os eventos são criados, o Google Calendar envia convites por e-mail para outros participantes e manda mensagens para que o usuário se lembre de sua agenda.

Formatar um calendário online, porém, é apenas parte do serviço. O Google Calendar permitirá que usuários busquem por e então se cadastrem em calendários públicos disponíveis - a agenda de um time de futebol, por exemplo - e integrar as informações em seus calendários.

O novo serviço suportará o padrão iCal para troca de informação usado por uma série de produtos para grupos e permitirá que usuários compartilhem seus eventos com outros usando a tecnologia RSS.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail