Home > Dicas

Cheios de energia

Está cansado de ficar sem bateria na pior hora? Veja como extrair até a última gota das baterias de seus dispositivos

Christopher Null – PCW/EUA

17/04/2006 às 11h52

Foto:

Está cansado de ficar sem bateria na pior hora? Veja como extrair até a última gota das baterias de seus dispositivos

Câmeras digitais - Fotografe por mais tempo
filmadora - 268x155Desligue o flash - Aqueles bulbos brilhantes devoram energia. Desligando o flash você obtém dezenas de fotografias extras. Mais que isso, algumas fotos de interior ficam melhores com o flash desativado, já que a câmera captura a luz ambiente em vez de acrescentar luz potencialmente dura do flash, que pode deixar a foto superexposta.

cone play2 - 25x19Desligue o LCD – Ele pode minar o objetivo de ter uma câmera digital, mas, se você precisar maximizar a duração da bateria, poupará muita energia ao olhar através do visor óptico – caso sua câmera tenha um – em vez de enquadrar os objetos pelo LCD.

cone play2 - 25x19Reveja imagens em outro lugar
– Todos nós tendemos a assistir a vídeos ou ver fotos em uma filmadora ou câmera, mas isso consome um volume substancial de bateria. Adie a vontade de relembrar as férias até que elas tenham terminado.

cone play2 - 25x19Compre uma bateria mais potente para sua filmadora
– Em geral, você pode obter uma bateria maior e mais duradoura do que a que veio com a filmadora, mas prepare-se para carregar mais peso – normalmente de 142 gramas a 172 gramas extras.

cone play2 - 25x19Atualize firmware – Muitas câmeras digitais permitem que você atualize firmware. Se você ainda não fez isso em um ano ou mais, é uma boa idéia verificar se o site do fabricante do equipamento oferece um update. Muitas atualizações de firmware incluem novas opções de gerenciamento de energia que podem prolongar significativamente a duração da bateria de seu equipamento.

Notebooks - Computação garantida
notebook - 205x168Ajuste o gerenciador de bateria – Consulte no Painel de Controle Opções de Energia e ajuste as configurações no lado direito, sob a opção Usando Baterias.  O quão agressivo você quer ser em termos de economia de energia é uma questão de escolha. Em geral, quanto menores os intervalos de tempo em que seu monitor e seu disco rígido ficarão desligados ou em estado de espera, mais energia será poupada. Mas não exagere: visto que o computador gasta energia (e tempo) para girar a unidade de disco rígido, certifique-se de desligá-lo apenas durante períodos de inatividade, e não durante breves pausas no trabalho.  Tempos de 10 minutos para o monitor e 20 minutos para o disco devem funcionar bem.

cone play2 - 25x19Vete Wi-Fi – Você pode acrescentar no mínimo meia hora de tempo de execução ao desativar Wi-Fi e Bluetooth. Wi-Fi ocioso também é risco à segurança.

cone play2 - 25x19Modere o brilho – Todo notebook tem controles para reduzir o nível de brilho, em geral por meio de uma combinação de teclas de função. Se você estivesse em um ambiente escuro, como um avião em vôo noturno, ficaria surpreso com a legibilidade da tela do seu portátil com 50% de brilho.

cone play2 - 25x19Retire componentes não utilizados
– Drives ópticos removíveis, PC Cards e periféricos USB consomem energia mesmo quando não estão em uso.  O recomendável é desconectar esses componentes – basta remover apenas parcialmente o PC Card para fora do slot – para aumentar a duração da bateria do notebook.

cone play2 - 25x19Acrescente RAM – Quanto mais memória, mais espaço o Windows tem para trabalhar, reduzindo a quantidade de leituras do disco e gravações na unidade.  O disco ocioso com maior freqüência reduz o consumo de energia. Mais RAM também melhora consideravelmente o desempenho do computador – ou seja, é um duplo benefício.

Você faz a força
adaptador manivela - 150x140Gire a manivela deste carregador de celular (adaptadores inclusos) por três minutos e você poderá oferecer ao seu aparelho até oito minutos a mais de tempo de conversação.  Mas continue girando se tiver de ligar para um telefone de suporte técnico (49,90 dólares, incluindo despesas de remessa, mas sem incluir impostos – www.electrilite.com).

Celular  - Converse o máximo
celular - 97x201Trave os botões – Quando os telefones móveis passeiam em bolsos ou bolsas, com freqüência seus botões são apertados sem querer, o que pode iluminar o mostrador e ativar ligações acidentais.  Essas situações não apenas consomem bateria como podem aumentar a conta no final do mês. Evite-as com o bloqueio das teclas. A maioria dos aparelhos tem um recurso que bloqueia o teclado até você digitar um código. Se você não conseguir descobrir nos menus do telefone, consulte o manual ou procure informações no site do fabricante.

cone play2 - 25x19Use o modo avião mesmo fora de aviões – Muitos telefones oferecem um “modo avião” ou “vôo” que desativa o rádio interno, mas deixa intactas a agenda e outras funções. É ótimo para viajar, mas também uma boa maneira de economizar bateria quando você não pode ou não quer atender ligações, mas deseja ver a hora, por exemplo.

cone play2 - 25x19Modere os extras – Bluetooth, mensagem de texto, games e música são recursos interessantes de alguns modelos de telefone, mas ávidos consumidores de energia. Se seu telefone não consegue atravessar o dia apenas com uma carga, considere a possibilidade de vetar o Bluetooth e obter um dispositivo separado para suas necessidades de mensagem, game e música.

Reforço da carga
adaptador celular - 40x77Plugue uma destas cápsulas descartáveis de bolso na porta de energia do seu telefone para uma recarga instantânea que fornece cerca de uma hora de conversa extra. Os adaptadores variam conforme o modelo do telefone. O produto começará a ser vendido em breve no Brasil por 23 reais. Mais informações em www.frombr.com.br.

Tocadores de áudio - Mais algumas músicas
mp3 player - 170x187Evite saltos – Se você usa um tocador de áudio com um HD pode poupar muita energia se selecionar uma lista de execução (playlist) e permitir que o dispositivo toque as canções ininterruptamente. Os players baseados em disco rígido armazenam temporariamente músicas na memória, não tendo que ler continuamente o disco. Reordenar trilhas, pular, voltar e pausar músicas requer mais operações de leitura – e, portanto, consome mais energia.

cone play2 - 25x19Execute músicas menores – Seu tocador vai durar mais se executar 1.000 músicas de cinco minutos do que cinco músicas de 1.000 minutos, porque, com músicas mais curtas, o dispositivo carrega trilhas inteiras na memória, reduzindo a necessidade de acessar a unidade de disco rígido. Quebre músicas longas em múltiplas trilhas ou comprima-as com uma taxa de KBps mais baixa.
Livre-se da iluminação traseira – Desabilite a iluminação traseira da tela. Quanto menos luz você usar, mais músicas ouvirá.

cone play2 - 25x19Fique frio – Baterias funcionam por meio de reações químicas (leia mais no quadro Mesma bateria por menor tempo) e temperaturas extremas podem obrigá-las a trabalhar mais para gerar o mesmo volume de energia.  Por isso, a Apple recomenda que você opere seu iPod entre 0 grau e 35 graus e especifica 22 graus como temperatura ideal.

cone play2 - 25x19Ignore o equalizador – Ajustes nos graves ou nos agudos obrigam o processador do tocador a trabalhar mais para alterar o som. Aumente o tempo de execução com o ajuste do equalizador para off ou zero decibel.

Leia também
> Mesma bateria com autonomia menor
> Recicle as baterias velhas
> Baterias ecologicamente corretas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail