Home > Notícias

Projeto pró-Apache oferece “estacionamento” gratuito para domínios

Defensor do Linux lança projeto para minimizar a percepção de que o Apache está perdendo mercado para a Microsoft

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

18/04/2006 às 12h33

Foto:

Com o objetivo de minimizar a percepção de que o servidor de código aberto Apache Web está perdendo terreno para o Internet Information Services (IIS), da Microsoft, o advogado do Linux Bruce Perens lançou um serviço gratuito de “estacionamento” de domínios.

Lançado na última semana, o OpenSourceParking.com oferece aos usuários um lugar para estacionar seus domínios web que não estão em uso, assim quando um internauta tenta acessá-los não recebe uma mensagem de erro, mas um aviso de que o site está registrado, mas ainda não está operacional.

Em geral essas páginas “estacionadas” trazem anúncios, gerando receita para o provedor de serviço que as hospedou. Ao hospedar esses domínios, Perens pretende ampliar a participação de mercado do Apache.

No último mês, o registrador de domínios GoDaddy.com migrou 4,5 milhões de domínios deste tipo de servidores rodando Apache para máquinas baseadas em IIS, movimento que contribui para a perda de 5,9% de participação de mercado do Apache, segundo os números mais recentes da Netcraft.

Esta queda pode dar aos gerentes de TI a falsa impressão de que o IIS está avançando sobre o Apache, disse Perens, vice-presidente de serviços profissionais da empresa de software de código aberto Sourcelabs.

“A Microsoft vai pegar esses números e dizer: ‘5% dos servidores web migraram do Apache para o IIS, porque seu servidor não está fazendo o mesmo?’”, disse Perens.

“Portando, ao invés de sentar com cada gerente de TI do mundo e explicar esta história... Eu simplesmente diria ‘Vamos tirar o argumento das vendas da Microsoft’”, completou ele.

Até o mome,nto, no entanto, tem sido o Apache e não o IIS que recebeu o maior impulso dos domínios estacionados, segundo Rich Miller, analista da Netcraft, que disse recentemente que os serviços de estacionamento de domínios usam mais o Apache que o IIS.

Go Daddy é o segundo grande registrador a migrar seus services para o produto da Microsoft – o primeiro foi o eNom.

Outros grandes registradores – incluindo Network Solutions, Dotster e Register.com não usam o software da Microsoft, de acordo com Miller.

Mesmo ajustando os números da Netcraft apenas para domínios ativos, o Apache ainda perdeu participação de mercado, apesar da perda ter sido menor.

O número de domínios ativos de abril mostra que o Apache conseguiu uma fatia de 64.9%, queda de 2,3% em relação ao mês anterior. O Microsoft IIS rodava em 26% dos servidores web, um ganho de um ponto percentual sobre o mês anterior.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail