Home > Notícias

Microsoft alerta para problema com correção de segurança

Problema afeta principalmente usuários de impressoras, scanners e câmeras da HP

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

18/04/2006 às 12h16

Foto:

Usuários de impressoras, scanners e câmeras da HP podem enfrentar problemas após instalar o último pacote de correções da Microsoft, lançado na última semana.

O problema, relacionado à correção de número MS06-015, pode lever aplicações a caírem, disse a Microsoft no sábado (18/04).

"O escopo é limitado por enquanto, mas o impacto pode ser o de uma aplicação travar ao tentar realizar certas operações, como abrir um arquivo”, alertou o gerente do Programa de Segurança da Microsoft, Mike Reavey, em no blog do Centro de Respostas Microsoft.

A Microsoft acredita que o problema está afetando somente usuários domésticos e está tendo “pouco ou nenhum impacto em redes corporativas”, disse Reavey.

O problema afeta quem instalou um software que acompanha uma série de dispositivos HP, incluindo impressoras, scanners e câmeras, escreveu Stephen Hui, da Microsoft, em um post. Os usuários também tiveram problemas com aplicações populares, como o Outlook e o Word.

“Observamos o problema em todas as máquinas com o software de scanner instalado e nenhuma outra”, escreveu um usuário na lista de discussão PatchManagement.org.

“Por exemplo, no Outlook, quando tento anexar um arquivo, a caixa de seleção é aberta e quando tento selecionar um drive o Outlook trava e tem que ser finalizado com o gerenciador de tarefas”, escreveu.

O patch MS06-015 corrige uma vulnerabilidade crítica no Windows Explorer que pode ser explorada em um ataque para assumer o controle do PC afetado.

Desinstalar o patch pode resolver o problema com a HP e os outros problemas, mas a Microsoft não recomenda fazê-lo.

Os posts de Ready e Hui sugerem técnicas para driblar a falha, incluindo mudar o registro do Windows.
Este não é o único problema reportado no último pacote de atualizações da Microsoft. Uma atualização para o Internet Explorer, lançada também na última terça-feira (11/04), inclui mudanças na forma que o browser processa componentes ActiveX.

Estas mudanças causaram problemas sérios com clientes de software Siebel/Oracle, além de problemas com conteúdos dinâmicos, como animações Flash e applets Java.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail