Home > Dicas

Aplicativos do Office também precisam de atualização

Mantenha o Word, o Excel, o PowerPoint, o Outlook e os outros programas da linha em dia com a ajuda da própria Microsoft

Woody Leonhard - PCW/EUA

18/04/2006 às 0h37

Foto:

Mantenha o Word, o Excel, o PowerPoint, o Outlook e os outros programas da linha em dia com a ajuda da própria Microsoft

Você já deve ter lido ou ouvido várias vezes que precisa manter o Windows atualizado para evitar calamidades. Mas o sistema operacional não é o único software que se beneficia de check-ups regulares. Se o Word, o Excel ou outro aplicativo do Microsoft Office começar a agir estranhamente, atualizações gratuitas baixadas da página Office Online (office.microsoft.com/pt-br) ajudam a eliminar algumas esquisitices do pacote – e, de lambuja, oferecem proteção.

atualizacao office - 269x100Para começar, clique no link Downloads no painel esquerdo da página e escolha Verifique Se Há Atualizações (figura ao lado). O serviço funciona apenas com o Internet Explorer e pode ser que ele peça a você para baixar o controle ActiveX exigido para a atualização. Se for sua primeira visita ao site, talvez você precise também voltar à página de download muitas vezes porque não pode instalar todos os patches de uma única vez.

Depois de instalar as atualizações, pesquise os downloads para sua versão do Office com um clique em um dos links próximos ao meio da página de Downloads. Selecione os links Atualizações sob os nomes dos aplicativos do Office. Patches rotulados como críticos ou de segurança provavelmente já foram instalados pelo update do Office. Ainda assim, esta lista dará uma idéia melhor das atualizações opcionais disponíveis para cada programa.

Depois que os aplicativos foram remendados, clique nos links Suplementos para os programas de sua escolha. Nem todo mundo vai precisar da ferramenta Scripts de Compatibilidade do Banco de Dados do Project 2003 para Project Server 2002, mas quase todos os usuários do Office vão apreciar o applet Remover Dados Ocultos para Word, PowerPoint e Excel. Este programa ajuda a evitar sério constrangimento se, na versão final de documentos compartilhados, você preservou acidentalmente comentários e mudanças rastreadas.

Pescador medíocre
outlook - 300x342Se você instalou o Service Pack 2 do Office 2003 ou qualquer atualização recente do Filtro de Lixo Eletrônico do Outlook 2003, o programa examina cada mensagem recebida e atribui a ela um número equivalente a um nível de proteção. Um nível de proteção alto identifica a mensagem recebida como sendo, potencialmente, de um phisher e aumenta a probabilidade de a ela ser desviada para a pasta Lixo Eletrônico do Outlook, que exibe apenas mensagens em formato de texto de modo que nenhum dos links funcione e nenhuma das imagens apareça quando você abrir (ou visualizar previamente) a mensagem. Para restaurar os links e as imagens, você tem de arrastar a mensagem para uma pasta diferente.

Infelizmente, a tecnologia antiphishing do Outlook não funciona muito bem. Com freqüência, deparamos com mensagens de grandes empresas previamente autorizadas jogadas na pasta Lixo Eletrônico. Você estará mais bem servido se desativar o recurso, selecionando Ferramentas/Opções/Preferências/Lixo Eletrônico e desmarcar a entrada inferior na guia Opções, Não Ativar Links em Mensagens que Possam se Conectar a Sites ou que Não São Seguros... como na figura acima.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail