Home > Notícias

Samsung nacionaliza linha de televisores de olho na Copa

De olho na Copa, Samsung amplia seu time com oito lançamentos incluindo LCD, plasma e tubo com tela plana

Por Daniela Braun, editora do IDG Now!

18/04/2006 às 17h39

Foto:

De olho na demanda por televisores impulsionada pela Copa do Mundo, a Samsung ampliou seu time com oito lançamentos nas linhas LCD (Liquid Crystal Display), plasma e tubo com tela plana, todos produzidos em sua fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), com previsão de chegada às lojas na primeira quinzena de maio.

Fabricação local e queda do dólar em 2005 estão entre as receitas da empresa para reduzir os preços e ganhar espaço em um mercado onde começou a atuar há cerca de um ano e meio, contando com 12% de participação.

Por conta do que chamou de "efeito Copa", a fabricante já observou um crescimento de dez vezes em novas tecnologias, especialmente LCD, do primeiro trimestre de 2005 ao mesmo período deste ano, informou Eduardo Mello, diretor de Consumer Electronics.

O efeito, de acordo com Mello, deve gerar uma alta de mais de 60% nas vendas de televisores já no primeiro semestre, o que costuma ocorrer somente no período que antecede o Natal.

Prevendo a demanda, o vice-presidente executivo da Samsung, José Roberto Campos, informou que a fábrica de Manaus já está no pico de sua capacidade fabril. Atualmente, segundo ele, a empresa tem capacidade anual para produzir 100 mil unidades de televisores de plasma e LCD e 700 mil unidades de tubo (CRT - Cathode Ray Tube).

Segundo Mello, a nacionalização também será aplicada a modelos lançados anteriormente, como o televisor de tubo SlimFit de 32 polegadas, cujo preço em prateleira deve cair de 4.299 reais para 3.299 reais. A linha tem uma espessura 33% menor do que os modelos de tubo convencionias.
Outro item cuja produção em Manaus é avaliada pela companhia é o MP3 Player Yepp. Lançado pela Samsung no final do ano passado, o tocador de músicas digitais possui capacidade de 512 Megabytes e é vendido a 599 reais.

Lançamentos

Complementando a linha LCD, a empresa apresentou dois modelos Wide Screen de 26 e 40 polegadas, complementando os televisores de 32 e 20 polegadas. Os novos modelos têm preços sugeridos de 3.999 reais e 8.999 reais.

Já na linha de plasma, a Samsung aposta em um televisor com tela de 50 polegadas, ampliando as opções nesta linha, até então restrita a um modelo de 42 polegadas. O novo modelo deve chegar às lojas por 14.999 reais.

Na área de tela plana, a empresa lança dois modelos de tubo com espessura menor do que o habitual. A linha batizada de SlimFit oferece os modelos de 21 polegadas, com preço estimado de 749 reais, e 29 polegadas, com preço sugerido de 1.499 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail