Home > Notícias

Com Richard Stallman, Fórum de Software Livre começa em Porto Alegre

Sétima edição do evento reúne mais de 4 mil pessoas ligadas ao movimento open source em Porto Alegre, incluindo Richard Stallman

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

19/04/2006 às 11h33

Foto:

Sétima edição do evento reúne mais de 4 mil pessoas ligadas ao movimento open source em Porto Alegre, incluindo Richard Stallman

Começa nesta quarta-feira (19/04) um dos maiores encontros da comunidade de software livre no Brasil. Mais de 4 mil pessoas ligadas ao movimento open source – incluindo ícones, como Richard Stallman, criador da licença GPL – se reúnem em Porto Alegre para o 7º Fórum Internacional Software Livre, que se extende até o dia 22 de abril.

“O principal objetivo deste evento é congregar em um só espaço os protagonistas da discussão do software livre, incluindo desenvolvedores, usuários e instituições públicas e privadas”, explica Sady Jacques, coordenador adjunto da Associação Software Livre, organizadora do fórum.

O evento já conta com mais de 25 palestrantes confirmados, entre eles renomados personagens do movimento de software livre de diversos países, como Estados Unidos, Dinamarca, Bélgica, Canadá e Holanda.

Além disso, participam do fórum executivos ligados ao governo, como o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini; o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Gestão, Rogério Santanna; o diretor-presidente do Serpro, Wagner José Quirici; e a vice-presidente de tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Coppetti.

A agenda é divida em trilhas, incluindo desenvolvimento; banco de dados; administração; comunidade; filosofia e cultura livre; ecossistema do software livre; desktop; estudo de casos; educação e inclusão digital; jogos livres; e multimídia.

O fórum também será palco de eventos paralelos da comunidade, como III Forum Gnome, a 2ª Conferência Internacional sobre a GPLv3 e o VII Workshop de Software Livre (WSL2006).

Quem não conseguiu agendar sua ida à Porto Alegre, poderá acompanhar as novidades do fórum por meio da Cobertura Wiki, esforço colaborativo para registrar o evento por meio da web.

As notícias serão redigidas no modelo wiki – o mesmo adotado para a criação de artigos na Wikipedia, por exemplo – em uma iniciativa conjunta do Labjor/Unicamp, da twiki-br e dos organizadores do evento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail