Home > Notícias

Quem imprimiu o quê?

Programas de gerenciamento ajudam empresas a controlar impressões e evitar o desperdício

Daniel dos Santos

19/04/2006 às 12h07

Foto:

Programas de gerenciamento ajudam empresas a controlar impressões e evitar o desperdício

Piadas enviadas por e-mail, trabalhos de faculdade, relatórios esquecidos... Pode checar. Tem de tudo nas pilhas de documentos abandonados que repousam sobre grande parte das impressoras nas empresas. Como combater o desperdício? A solução está nas ferramentas de gerenciamento de impressão. Elas permitem saber o que cada um imprimiu, restringem o uso desnecessário de recursos e até apontam a necessidade da compra de suprimentos. “O gerenciamento de impressão é vital para cortar custos”, afirma Américo Ribeiro Neto, diretor comercial da Oki Printing Solutions, empresa que oferece programas como o Print Supervision e o Job Accounting com os equipamentos da linha laser colorida e alguns modelos da família laser mono. Os programas apontam equipamentos com problemas e geram relatórios detalhados de impressão.

"O gerenciamento de impressão é vital para cortar custos"
Américo Ribeiro Neto, diretor comercial da Oki

Os equipamentos da HP destinados ao mercado corporativo contam com o Web Jetadmin. Este programa, disponível gratuitamente para download (veja www.pcworld.com.br/webjetadmin), traz interface web e permite a gestão remota, limitando, por exemplo, quais departamentos podem utilizar documentos coloridos. Utilizado pela HP em contratos de outsourcing, o MegaTrack, por sua vez, gera relatórios detalhados, com todos os custos relacionados ao processo de impressão. Esses relatórios podem ser enviados automaticamente para uma conta de e-mail em intervalos determinados.

Com o MarkVision Professional, que acompanha os equipamentos a laser da Lexmark que imprimem acima de 30 páginas por minuto, é possível executar manutenções remotas, impedindo a parada do equipamento, e realizar inventários de equipamentos. Para a chamada bilhetagem em projetos de outsourcing, as impressoras da Lexmark contam com a solução Pharos, que detalha a utilização dos equipamentos e as quantidades de impressos gerados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail