Home > Notícias

Papel da web na vida das pessoas cresce, segundo Pew Internet

Pesquisa do instituto afirma que a web representa um apoio importante para decisões de cerca de 60 milhões de norte-americanos

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

20/04/2006 às 11h25

Foto:

A internet está se tornando cada vez mais importante no dia a dia das pessoas, aponta uma pesquisa do Pew Internet & American Life Project.

O estudo, realizado nos Estados Unidos, mostra que 45% dos usuários de internet no país – cerca de 60 milhões de norte-americanos – dizem que a internet os ajudou a tomar decisões importantes ou negociar a entrada em momentos marcantes de suas vidas.

Não só isso, o estudo registrou também um crescimento no número de norte-americanos que se conectam diariamente à web. Enquanto 36% de toda a população adulta dos EUA admitiam usar a internet diariamente, a cifra pulou para 44% entre os entrevistados no recente estudo.

Para medir o crescimento do impacto da web na vida das pessoas, o Pew comparou resultados desta pesquisa, iniciada no mês de março de 2005, com uma feita em janeiro de 2002.

Os resultados apontaram para um crescimento de 54% no número de adultos que afirmaram que a internet teve um papel importante para ajudar um conhecido com alguma doença grave e 40% para lidar com uma doença própria.

Já o número de pessoas que afirmaram que a internet ajudou na busca por treinamento para a carreira aumentou 50%, enquanto o índice de internautas que recorreram à web para tomar decisões ligadas a investimentos e finanças cresceu 45%.

O aumento no número de pessoas que utilizaram a grande rede para procurar um novo lugar para viver cresceu 43% e o crescimento na base de usuários que buscaram na web informações para decidir sobre a mudança de escola para si ou para seus filhos foi de 42%.

Entre as pessoas que utilizaram informações da rede para trocar de carro, o aumento foi de 23%, enquanto o número de internautas usando a web para mudar de emprego aumentou 14%.

A pesquisa também registra que, entre os usuários que se declaram usuários da web, apenas 5% afirmaram ter encontrado material e qualidade ruim ao fazerem pesquisas para assuntos importantes, como a busca por emprego ou uma nova casa.

A confiança desta fatia se reflete também na afirmação de que a internet é a fonte de informação mais importante, citado por 57% do grupo.

Em estudo divulgado em março, o Pew Internet & American Life Project estimava que a internet já representava uma fonte de informações para cerca de 50 milhões de norte-americanos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail