Home > Notícias

Novo Opera estréia em beta público

Opera 9 está "estável o suficiente" e traz novidades como widget e download BitTorrent

Por James Niccolai, para o IDG Now!*

20/04/2006 às 11h28

Foto:

Opera 9 está "estável o suficiente" e traz novidades como widget e download BitTorrent

A Opera Software divulgou o primeiro beta público do Opera 9 nesta quinta-feira (20/04), dando aos usuários a chance de começar a testar o aplicativo.

O Opera 9 inclui uma ferramenta chamada "widgets", em que pequenas aplicações online, como notícias e games, "flutuam" no desktop do usuário. O browser também vem com um software para download com a tecnologia BitTorrent, o que significa que usuários não precisam ter um aplicativo diferente.

O beta segue a divulgação do segundo preview técnico do opera 9, oferecido há cerca de dois meses.

"Não existem grandes novidades nesta versão beta. A grane diferença é que a versão beta está estável o suficiente para que as pessoas utilizem como seu navegador padrão", disse Tor Odland, porta-voz do Opera, em Oslo, na Noruega.

O software deve ainda ter algumas brechas, mas a Opera divulgou um comunidado para que usuários salvem seus arquivos fora da pasta do navegador para salvar os dados caso haja problemas no micro.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no site da Opera e está disponível para todosos principais sistemas operacionai, incluindo Windows e Mac OS, disse Odland.

A versão final do Opera 9 será lançada nos próximos meses, revelou ele.
 
O Internet Explorer, da MIcrosoft, ainda domina a internet. O Firefox, da Fundação Mozilla, conseguiu quebrar a barreira dos 10% do mercado, de acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria Net Aplicattion no começo de abril. O Safari, da Apple, era responsável por 3,19% do mercado, seguido pelo Netscape, com 1,05, e pelo Opera, com apenas 0,54% dos micros.

*James Niccolai é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail