Home > Notícias

Mercado mundial de PCs cresce 13%

Setor teve fortes vendas, segundo Gartner e IDC. América Latina cresceu 22,9%

Por Stephen Lawson, para o IDG Now!*

20/04/2006 às 11h17

Foto:

Setor teve fortes vendas, segundo Gartner e IDC. América Latina cresceu 22,9%

As vendas mundiais de PCs cresceram, em média, 13% no primeiro trimestre do ano, de acordo com dados da IDC e do Gartner.

Com crescimento em mercados emergentes e vendas mais forte ao consumidor em mercados maduros, o setor cresceu 13,1% no período, segundo o Gartner.

Já a IDC reporta um aumento de 12,9% nas vendas durante o primeiro trimestre – resultado acima dos 11,8% previstos pela companhia.

O total de unidades de desktops, PCs portáteis e servidores x86 vendidos foi de 57,1 milhões no período, em comparação com os 50,5 milhões de unidades vendidas na mesma época de 2005.

Para a IDC a relação é de 53,2 milhões de unidades nos três primeiros meses do ano, contra 47,1 milhões no ano passado.

A Del manteve a posição de líder do setor, apesar do aumento em unidades de apenas 10,2% - sua pior performance desde o terceiro trimestre de 2001, segundo o Gartner. A Hewlett-Packard, sua rival mais próxima, teve crescimento em volume de 22,5%.

A Dell ficou com uma participação de mercado de 16,5% no período, seguida por HP (14,9%) e Lenovo. Acer e Fujitsu aparecem em seguida no ranking dos maiores fornecedores de PCs, segundo o Gartner.

A América Latina teve a segunda maior taxa de crescimento no período (22,9%), atrás apenas da Ásia/Pacífico (24,6%), mas à frente dos Estados Unidos (7,4%) e Europa,/Oriente Médio/África (12,6%), reportou ainda o Gartner.

O instituto afirmou ainda que AMD mais uma vez ganhou participação de mercado sobre a Intel, pelo sétimo semestre consecutivo.

*Stephen Lawson é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail