Home > Notícias

Receita espera receber 9 milhões de declarações nesta semana

Saiba quais são os melhores horários para evitar problemas com o envio da declaração pela internet. Prazo final é sexta-feira

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!*

24/04/2006 às 11h37

Foto:

A tradicional corrida para entrega de “última hora” da declaração de imposto de renda começou nesta segunda-feira (24/04). A Receita Federal já registra nesta manhã um volume de 75 mil declarações enviadas via web por hora e a previsão é de que, somente hoje, sejam enviadas 1 milhão de declarações.
Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional de imposto de renda, a Receita espera receber nesta última semana 9 milhões de declarações – mais de um terço do total de 22 milhões previsto para este ano –, mas não deve registrar problemas de congestionamento no site.

“No ano passado tivemos 8,5 milhões de declarações entregues na última semana e nenhum problema de queda no sistema. Neste ano, tudo deve correr tranqüilamente de novo. Aumentamos o número de servidores dedicados a esta tarefa gradativamente para evitar gargalos”, conta Adir.

De acordo com supervisor, o pico no volume de entregas até o momento foi a quinta-feira (20/04), véspera de feriado, dia em que a Receita recebeu 609 mil declarações. Sexta, sábado e domingo tiveram volumes inferiores – entre 337 e 466 mil ao dia.

Dicas
Para quem ainda não enviou a declaração, Adir aconselha evitar os horários de pico – 10h e 16h, lembrando que o sistema pára diariamente para manutenção, da 1 hora às 5 horas. O ideal é enviar de manhã logo cedo ou tarde da noite para evitar os períodos de maior tráfego, segundo o supervisor.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail