Home > Notícias

Cisco fecha parcerias com Intel e Nokia para instalação de VoIP

Para suportar VoIP em notebooks e celulares dual mode, a Cisco irá atualizar sua infra-estrutura de rede de comunicações CCX

Por Ephraim Schwartz para o Computerworld*

25/04/2006 às 12h33

Foto:

Para suportar VoIP em notebooks e celulares dual mode, a Cisco irá atualizar sua infra-estrutura de rede de comunicações CCX

Com três novas tecnologias Wi-Fi para sustentar a qualidade do VoIP, a Cisco irá anunciar essa semana parcerias com a Nokia - para a fabricação de handsets e dispositivos VoIP -, e com a Intel, para criar notebooks já instalados com VoIP.

Para isso, irá atualizar sua infra-estrutura de rede de comunicações CCX (Cisco Compatible Extensions) para suportar essas novas tecnologias.

Os handsets da Nokia deverão ser lançados com essa última versão, no último trimestre do ano, e a nova geração dos processadores Intel Centrino também inclui suporte para as extensões CCX anteriores.

A tecnologia permite que o cliente se inicie na comunicação com um AP (access point), e é reversa à tradicional WLAN, a qual muitas vezes não está disponível e reduz consideravelmente a vida útil da bateria do computador.

Com a CCX, basta fazer um “ping” ao access point quando quiser se comunicar, disse Ben Gibson, disse o director de marketing para mobilidade e wireless na  Cisco. Para utilizar, é preciso que o software esteja instalado no cliente e no AP. Ele afirma que esta tecnologia irá aumentar de maneira impressionante a vida útil da bateria e que os palmtops com VoIP terão o mesmo gasto de bateria que um aparelho comum.

A Nokia lançou recentemente celulares com Wi-Fi, que são compatíveis com hotspots públicos, segundo Tom Libreto, diretor de marketing da Nokia Enterprise Solutions. “Nossa plataforma telefônica já está adaptada. Mas, para usufruir das vantagens de um ambiente de telefonia corporativa e ter maior controle, é necessário utilizar a tecnologia da Cisco”, afirmou Libretto.

Embora essa tecnologa ainda seja proprietária, Abner Germanow, diretor de redes corporativas da IDC, disse que provavelmente haverá alterações para plataformas da Cisco com padrões de mercado.

“É a primeira vez que isto está funcionando, depois a Cisco irá trabalhar com plataformas abertas e tornar a função um padrão”, disse Germanow.

Ele disse que há inúmeros esforços entre os vendedores de dispositivos moveis, infra-estrutura e outros indústrias relevantes como de IP-PBX para encontrar um padrão de VoIP mais ágil, com menos custo e não-proprietário.

Há ainda uma segunda tecnologia, que reconhece quando um AP está com um número muito grande de assinantes e encaminha a ligação para um AP adjacente;  e a Call Admission Control, uma terceira tecnologia desenvolvida para melhorar a qualidade do serviço de VoIP por meio de gerentes de rede para permitir que mais usuários utilizassem um único access point.

“Se não há banda disponível, o sistema precisa identificar a situação e não permitir outra ligação”, disse Gibson. Ele notou que esta função é muito importante para centrais de emergência (911) em VoIP.
*Ephraim Schwartz é editor do InfoWorld, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail