Home > Notícias

Nova SoundBlaster X-Fi é 24 vezes mais poderosa que a Audigy II

Novo chip de áudio X-Fi Extreme Fidelity permite efeitos de som 3D mesmo com o uso de fones de ouvido

Mario Nagano

26/04/2006 às 16h23

Foto:

Novo chip de áudio X-Fi Extreme Fidelity permite efeitos de som 3D mesmo com o uso de fones de ouvido

A creative Labs anunciou nesta quarta-feira (26/04) a chegada de uma nova geração de placas de som SoundBlaster baseado no novo chip de áudio X-Fi Extreme Fidelity, cujo núcleo espremem-se mais de 51 milhões de transístores com capacidade de processamento 24 vezes maior que seu antecessor, a série Audigy.

Com toda essa capacidade de processamento, o X-Fi é capaz de trabalhar com um novo padrão de áudio de 24-bits (conta 16 bits de um CD de áudio) que a empresa descreve como Xtreme Fidelity cuja relação de sinal-ruído é de, no mínimo, 109 dB SNR.

Além disso, a nova SoundBlaster incorpora recursos interessantes como o CMSS-3D que é capaz de remixar os canais de som de maneira inteligente, permitindo que a percepção da fonte de som se posicione em qualquer local do ambiente, mesmo com o uso de fones de ouvido comuns.

Outra novidade é o chamado X-Fi 24-bit Crystalizer que melhora em muito a qualidade de reprodução de arquivos de som de baixa qualidade como arquivos em MP3 ou WMA codificados com bit-rate baixo ou mesmo filmes em DivX.

A tecnologia de som posicional EAX também ganha uma nova vida com a introdução do EAX Advanced HD 5.0 que usado em conjunto com o CMSS-3D permite que um jogador mesmo com fones de ouvido seja capaz de perceber a presença de um personagem do jogo mesmo antes de vê-lo na tela. Um recurso muito apreciado pelos entusiastas de jogos de tiro em primeira pessoa.

Inicialmente dois modelos estarão disponíveis no Brasil:  o X-Fi Extreme Music (749 reais) que vem apenas a placa de som e o X-Fi Platinum (1.149 reais) que também vem com controle remoto e painel frontal que ocupa uma baia de 5,25" do PC.

Numa segunda fase pode chegar por aqui o X-Fi Fatal1ty, específico para gamers, que leva a assinatura de Johnathan "Fatal1ty" Wendel que participou do desenvolvimento desse produto junto com outros acessórios como o mouse Fatal1ty 1010 e o fone de ouvido fatal1ty 2020.

A previsão é que esses produtos cheguem nas prateleiras no mês de maio. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail