Home > Notícias

Fazendo boas impressões fotográficas

Aprenda um passo-a-passo feito por um expert em fotografia digital para fazer as melhores impressões de suas imagens

Dave Johnson (PCW/EUA)

26/04/2006 às 15h03

Foto:

Aprenda um passo-a-passo feito por um expert em fotografia digital para fazer as melhores impressões de suas imagens

Não importa quanto você se diverte tirando fotos digitais e depois compartilhando eletronicamente com seus amigos. Há alguma coisa especial em segurar as fotos nas mãos. Por isso, está se tornando cada vez mais popular imprimir as imagens digitais em loja de fotografia, no Wall-Mart ou mesmo em um serviço online. Muitos de nós também ainda usam o recurso de imprimir fotos nas nossas impressoras jato-de-tinta. Então vamos ver como obter os melhores resultados de suas impressões.

Comece com muitos pixels

Uma das coisas que você provavelmente não se preocupa é sobre a quantidade de pixels. A maioria das câmeras digitais modernas oferece mais do que pixels suficientes para fazer impressões de qualquer tamanho. Mas se você pega imagem de algum conhecido, especialmente por e-mail, você deve checar a resolução antes de imprimir. Geralmente fotos enviadas por amigos são redimensionadas para ocupar menos espaço e pode resultar em impressões ruins.

Primeiro, decida que tamanho de impressão você quer, então tenha certeza que a imagem tem pelo menos este tamanho multiplicado por 80. Se você está tentando fazer uma foto 20x25 cm, por exemplo, o tamanho da foto deve ser de 2000 pixels ou mais. Se você não tiver esta resolução, então você deve considerar imprimir uma foto menor. 

Para saber o tamanho da resolução foto, abra a pasta que contém o arquivo e passe o mouse por cima. Você verá um display que informa a resolução da foto.

Corte no tamanho certo

O próximo passo é cortar a imagem na proporção certa. É muito comum imprimir tamanhos como 10x15, 13x18 e 20x25, que têm leves diferenças de proporção e são todos tamanhos distintos do padrão de uma foto digital. Então, se você não cortar sua foto, irá imprimir uma parte diferente da imagem que espera.

Abra a imagem em seu programa de edição de fotos favorito. Neste exemplo, nós iremos usar o Core’s Paint Shop Pro. Clique na ferramenta de Crop. Depois na barra Options, que fica no topo da tela, clique em Presets e escolha o Print ratio. Agora, redimensione a parte que você irá imprimir. Clique em Apply na barra de Option para finalizar o novo corte (se você não achar a barra Option, escolha a barra View e depois Option).

Trate a imagem

Na maioria das vezes, as fotos digitais serão tratadas com o comando Sharpen antes da impressão. Se sua câmera digital tiver um setting automático de nitidez (sharpen), você deve experimentar o recurso quando bater as fotos para ver se gosta do efeito. Em geral, muitas câmeras tiram imagens ligeiramente melhores com este recurso em seu menor nível, depois do zero.

Se sua câmera não tem este filtro próprio de nitidez ou se você escolheu não usá-lo, então aplique o Unsharp Mask antes de imprimir. No Paint Shop Pro, escolha Adjust, Sharpness e Unsharp Mask e aceite os comandos default ou acerte de sua maneira  

Mantenha sua impressão

Agora você está pronto para imprimir. Eu sugiro que você use o papel e a tinta recomendada por sua impressora. Se você tem uma impressora Epson, por exemplo, use papel Epson e cartucho Epson. A combinação deve custar um pouco mais, mas todos os componentes estarão trabalhando melhor em conjunto e o resultado é notavelmente melhor do que se você usar alternativas mais baratas.

Tenha certeza de acertar a impressora com o tipo de papel que você carregou e se você puder, escolha a opção em alta qualidade e não em modo de impressão rápida.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail