Home > Notícias

IBM lança mainframe para pequenos e médios negócios

O mainframe System z9 Business Class terá preços a partir de 100 mil dólares e atenderá SMB e mercados emergentes

Por James Niccolai, para o Computerworld*

27/04/2006 às 14h44

Foto:

O mainframe System z9 Business Class terá preços a partir de 100 mil dólares e atenderá SMB e mercados emergentes

A IBM planeja lançar uma versão de baixo custo de seu mainframe z9 destinada a pequenos negócios e mercados emergentes, anunciou a companhia nesta quinta-feira (27/04).

O mainframe System z9 Business Class terá preços a partir de 100 mil dólares, declarou a IBM. A data de lançamento não foi divulgada. Os mainframes existentes são destinados a grandes corporações e usuários governamentais, e têm preços a partir de 250 mil dólares - que podem variar até milhões de dólares.

O novo sistema tem a meta de ampliar a penetração dos mainframes da IBM em novos mercados. Na visão da companhia, as empresas precisam de computadores mais potentes para gerenciar grandes volumes de dados e processar transações no modelo SOA - arquitetura orientada a serviços.

O novo equipamento também vai competir com servidores Unix e clusters mais poderosos. A IBM argumentou que seu mainframe de menor porte terá melhores taxas de utilização, melhor segurança e melhor confiabilidade.

A companhia também anunciou a abertura de um laboratório em Xangai, na China, para desenvolver softwares para mainframes que levam o nome de Sistema Z.

*James Niccolai é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail