Home > Notícias

Um arsenal e tanto

Este kit de ferramentas versão 2006 oferece a você os recursos necessários para sua proteção – e sem nenhum custo

28/04/2006 às 12h27

Foto:

Este kit de ferramentas versão 2006 oferece a você os recursos necessários para sua proteção – e sem nenhum custo

aramepc100x120Redes de computadores-zumbis, rootkits, ferramentas para explorar vulnerabilidades de navegadores e outros perigos da internet são cada vez mais comuns. Ao destinar alguns minutos para incrementar os escudos do seu sistema, você pode se livrar de ameaças como vírus, programas de backdoor e spywares. Confira, a seguir, como montar seu kit de proteção versão 2006.

Incremente seu browser
A Microsoft trabalha duro para criar um sucessor mais seguro para o Internet Explorer 6. Enquanto isso não acontece, você pode, com alguns cuidados, utilizar o IE atual para navegar na web sem ser incomodado por downloads nocivos automáticos, principalmente se mantiver o programa atualizado com o uso do recurso de updates automáticos do Windows (veja como em www.pcworld.com.br/updateautomatico).

Saiba que basta um clique por engano em um pop-up com controles ActiveX para que sua máquina seja inundada por ameaças. O Firefox 1.5 e o Opera 8.5 protegem o usuário contra exploits de ActiveX simplesmente porque eles não rodam os muitas vezes nocivos códigos que são incluídos em páginas da internet. Assim como o IE 6 com a implementação do Service Pack 2, os dois browsers bloqueiam pop-ups. Porém, ao contrário do software da Microsoft (sem a barra de buscas da MSN), eles incluem recursos de navegação que permitem ir de uma janela aberta para outra com maior facilidade. O bom é que você não precisa se limitar a usar apenas um browser. As três opções podem conviver pacificamente em seu computador.

O Windows XP com Service Pack 2  vem com um firewall habilitado por padrão – aliás, se você ainda não tem essa importante atualização, vá até www.pcworld.com.br/windowsupdate, usando o Internet Explorer, e baixe o SP2 o mais rápido possível. O utilitário que acompanha o sistema operacional, no entanto, bloqueia apenas o tráfego de fora para dentro de seu computador. Ou seja, não impede que um programa nocivo que já esteja em sua máquina comunique-se com o servidor de um hacker.

Melhor do que utilizá-lo é instalar o programa gratuito ZoneAlarm. Ele possui uma interface fácil de entender, apesar de estar em inglês. Outra boa opção é o Outpost Firewall Free, da Agnitum. Depois de instalar um firewall bidirecional, você precisa desabilitar a versão do Windows. Para isso, clique em Iniciar/Painel de Controle/Central de Segurança/Firewall do Windows. Aí, é só clicar em Desativado e OK.

Os programas antivírus gratuitos, como o Avast 4 Home Edition e o AVG Free Editon não oferecem o mesmo desempenho que o de versões pagas (veja teste com dez produtos em www.pcworld.com.br/antivirus). Mesmo assim  permitem um bom nível de proteção (é muito melhor do que não ter qualquer antivírus).

Chega de espiões
Dois anti-spywares gratuitos testados por PC WORLD oferecem desempenho quase tão bom quanto as melhores ferramentas pagas: Ad-Aware SE Personal Editon, da Lavasoft, e Spybot Search & Destroy, da Safer Networkking – e você pode usar ambos em sua máquina (não há incompatibilidade entre eles), melhorando os resultados.

Quando utilizados em conjunto com um browser atualizado e ferramentas firewall e antivírus em dia, esses detectores de espiões reduzem consideravelmente o risco de um computador ser invadido ou infectado. Para facilitar a atualização, verifique sempre se seus programas de proteção estão configurados para o update automático.

Pacote de proteção 2006
Ferramentas gratuitas que tornam sua máquina muito mais segura

 Ad-Aware SE Personalwww.pcworld.com.br/adaware
 Avast 4 Home Edition www.pcworld.com.br/avast
 AVG Anti-Virus www.pcworld.com.br/avgfree
 Firefox 1.5 www.pcworld.com.br/firefox1.5
 Opera 8.5 www.pcworld.com.br/opera
 Outpost Firewall Free www.pcworld.com.br/outpost
 Spybot Search & Destroy 1.4 www.pcworld.com.br/spybot
 ZoneAlarm 6 www.pcworld.com.br/zonealarm

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail