Home > Notícias

Mercado de handhelds registra nono trimestre seguido em queda, diz IDC

Estudo da companhia indica que vendas do setor caíram 22,3% no período pela convergência do celular com tecnologias como Wi-Fi

Por Redação, do IDG Now!

28/04/2006 às 16h34

Foto:

Estudo da companhia indica que vendas do setor caíram 22,3% no período pela convergência do celular com tecnologias como Wi-Fi

O mercado de handhelds segue na contramão do de computadores pessoais, em decadência. O estudo Worldwide Handheld QView, divulgado pelo IDC nesta sexta-feira, afirma que foram vendidos 1,47 milhão de unidades do equipamento nos três primeiros meses de 2006, queda de 22,3% em comparação ao mesmo período de 2005.

De acordo com o instituto, as causas da queda no trimestre, a nona seguida no mercado, são a integração cada vez maior de tecnologias como conexões wireless e memória expandida em telefones celulares, que acabam tomando o lugar dos handhelds na preferência dos usuários.

Ramon Llamas, analista do IDC no setor de mercados móveis, sugere que o declínio continuará até que o mercado atinja um nível sustentável. “Após as nove quedas seguidas no setor, muitos usuários se perguntam até quando o declínio continuará e se haverá uma reversão”.

A Palm continua líder do mercado, com uma leve queda de 0,4% em sua participação. Mesmo com o sucesso das linhas Tungsten E2 e Palm Z22, a empresa amargou queda de 23,3% nas vendas, de acordo com o IDC.

Entre as cinco maiores companhias do setor, apenas uma teve aumento nas vendas. A Mio, na contramão de seus rivais, viu suas vendas cresceram 84,4%, graças, segundo o IDC, à entrada da empresa nos mercados europeu e asiático.

A HP aparece na segunda posição, com participação de 26,2% do mercado e queda de 30,3% nas vendas, seguida pela Dell, responsável por 9,7% dos PDAs vendidos durante o período e com decréscimo de 33,8% em seu faturamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail