Home > Notícias

Firefox perde recurso Places e aguarda correção de segurança

Na mesma semana, Mozilla avisa que lançará versão 1.5.0.3 do browser e confirma que Places não estará no 2.0

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

02/05/2006 às 11h28

Foto:

O projeto de código aberto Mozilla vai lançar nesta semana uma atualização do navegador Firefox para corrigir uma nova falha de segurança no software que se tornou pública.

O anúncio da atualização foi feito ao mesmo tempo em que os desenvolvedores do projeto afirmaram que não vão mais fornecer uma antecipada função de organização de favoritos, chamada Places, que faz parte do próximo grande lançamento do Firefox, previsto para o final do ano.

O pacote Firefox 1.5.0.3 estava previsto para a sexta-feira (28/04), mas agora deve ser lançado no “início” desta semana, disse um porta-voz da Mozilla.

Os desenvolvedores reduziram o número de recursos deste update para que a atualização de segurança pudesse ser lançada mais rapidamente, disse a Mozilla em seu site.

As mudanças também afetam o Firefox 2.0, que atualmente está em uma versão “alpha” bastante inicial de testes.

Uma segunda versão do Firefox 2.0 alpha está prevista para 9 de maio, mas no início desta semana vice-presidente de engenharia da Mozilla, Mike Schroepfer disse que que a nova edição do software não mais incluira o esperado recurso Places, em função de preocupações com qualidade.

“Não temos tempo para completar uma implementação do Places que corresponda a nossos padrões de experiência do usuário e qualidade”, escreveu Schroepfer em um post. “Ao invés de apressar o lançamento no mercado – preferimos esperar o tempo necessário para fazê-lo corretamente”.

Criado para proporcionar ao usuário uma maneira mais simples de retornar aos sites visitados, o Places introduz um novo modelo de favoritos e histórico no Firefox.

Participantes da lista de discussão do Mozilla não ficraam felizes com o anúncio. “Sem o places, o Firefox 2.0 é de certa forma decepcionante”, escrevu um participante.

“Este será um dos lançamentos 2.0 mais decepcionantes da história do software, do ponto de vista do usuário”, acrescentou outro participante.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail