Home > Dicas

Template próprio

Add-on do PowerPoint possibilita a criação de templates de slides personalizados

02/05/2006 às 16h06

Foto:

Add-on do PowerPoint possibilita a criação de templates de slides personalizados

O PowerPoint apresenta boa variedade de modelos de slides, mas há quem não se contente com essa oferta. Os insatisfeitos poderão tirar proveito do Template Creation Wizard. Esse suplemento gratuito para o PowerPoint 2003, oferecido pela própria Microsoft, permite a seleção de um fundo para slides de título e outro diferente para os slides restantes.  Ao final do processo, você pode criar uma apresentação com o estilo de slide gerado.

Para testar o suplemento, visite a página www.pcworld.com.br/ppwi zard, salve o arquivo ppttpwiz.exe no disco (o arquivo tem apenas 323 KB), e dê duplo clique nele para fazer a instalação. Feito isso, ao abrir o PowerPoint, você verá um botão Template Wizard na nova barra de ferramentas Wizards. Basta clicar no botão para dar início ao assistente. Não há versão em português do suplemento.  Portanto, você terá de se virar em inglês ou em um dos outros cinco idiomas disponíveis (alemão, francês, espanhol, italiano e japonês).

pptemplate tela1Depois da primeira tela com as explicações gerais, você chegará à parte com as opções para a seleção da imagem que será utilizada no slide de título. Selecione a imagem desejada clicando no botão Browse e navegando até ela ou, se preferir, clique no botão Online Clip Art para ter acesso à galeria online de imagens da Microsoft e fazer o download de um item do seu interesse. Caso sinta a necessidade de retocá-la, clique no botão Edit para que o assistente abra o Paint. Em seguida, indique a posição da imagem no slide (Fit to Slide, Center, Top Left, Top Right, Botton Left e Botton Right) com a ajuda da lista de rolagem Image Position. Você pode ainda rotacionar a imagem com o auxílio dos botões para girar 90 graus para a direita ou a esquerda ou até modificar as configurações de brilho e contraste. 

pptemplate tela2No passo seguinte, é o momento de escolher o fundo para os slides subseqüentes. As opções de ajuste são exatamente as mesmas da seleção do fundo para o slide de título.  No terceiro e último passo, você indicará o que vai fazer com o novo trabalho: criar uma nova apresentação usando o template, manter o desenho do template aberto para novas modificações – alterar a tipografia e os estilos de texto, por exemplo – ou salvar o template e fechá-lo. Em qualquer caso, uma vez gerado o modelo, você terá acesso a ele pelo menu Formato, Design do Slide. Selecione o novo template na lista Disponível Para Uso do painel direito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail