Home > Notícias

Gerencie projetos sem estourar o orçamento

Softwares permitem coordenar iniciativas nas empresas – e não pesam no orçamento

David de Oliveira Lemes

04/05/2006 às 20h26

Foto:

Em um mercado cada vez mais competitivo, gerenciar projetos de forma profissional e eficiente é uma questão de sobrevivência para as empresas. Entender esse processo é vital para desenvolver novos produtos e serviços, implantar procedimentos e processos, efetuar mudanças de estrutura e outras atividades que nascem todos os dias no ambiente corporativo.

Segundo o Project Management Institute (PMI), o projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico. Já o gerenciamento dessas iniciativas é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas destinadas a atender aos requisitos da iniciativa. “Para o bom andamento de um projeto, é essencial que a equipe envolvida conte com um software de gerenciamento que reúna e distribua informações importantes”, destaca o presidente do PMI São Paulo, Paulo Affonso Ferreira.

Engana-se quem pensa que apenas softwares caros permitam gerenciar projetos. Selecionamos algumas ferramentas que cumprem muito bem o papel e não pesam no orçamento de nenhuma empresa.

Ferramentas online

:: Basecamp - Se você precisa de mobilidade e de uma ferramenta que possibilite o compartilhamento de arquivos e acesso, o Basecamp pode ser a solução. Simples de usar e com uma interface intuitiva, o programa online para gerenciamento de projetos não precisa ser instalado no computador. Ele permite criar listas de tarefas, compartilhar arquivos, controlar o tempo e dividir  tarefas. O produto tem uma opção gratuita para testes, mas, se você quiser usá-lo profissionalmente, terá de comprar um dos pacotes oferecidos: Premium, Plus, Basic e Personal, com preços a partir de 12 dólares mensais.

:: Ace Project - Ferramenta online gratuita na versão básica que permite que até cincos pessoas gerenciem projetos em andamento. Basta criar uma conta e usar todos os recursos disponíveis, incluindo estatísticas, relatórios, tarefas, administração de tempo, controles de erros e outras funções comuns em gerenciamento de projetos. Além de possibilitar o gerenciamento de cinco projetos, a versão gratuita permite controlar 30 tarefas e oferece 2 MB de armazenamento. As versões Advanced, Pro e Gold oferecem mais recursos, mas custam respectivamente 40 dólares, 80 dólares e 100 dólares por mês.

Softwares

:: MinuteMan Project Management - Este software fácil de usar e detalhado permite gerenciar projetos pequenos ou de grande porte com até mil tarefas.

:: Plan for Windows 3 -  Alternativa ao Microsoft Project, o programa permite ler  e gravar arquivos no formato usado pelo software da empresa de Bill Gates.

:: MindManager Pro 6 - Possibilita a organização de informações e o início de projetos e planejamentos de forma rápida e eficiente.

:: Project@Hand 2 MSP 2.5.4 - Ferramenta para profissionais que procuram uma boa solução para gerenciamento de projetos e usam Palm.

:: FreeMind Minimun - Freeware que permite organizar todas as idéias que nascem de forma desconexa. Ideal para projetos que estão na fase de desenvolvimento.

Quer mais informações sobre gerenciamento de projetos? Então participe das listas de discussõe do PMI Brasil, no endereço http://www.pmisp.org.br/exe/gi/estudos_tecnicos.asp.

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail