Home > Notícias

Cavalo-de-tróia se esconde em mensagem sobre Copa do Mundo

Mensagem chega à caixa do usuário oferecendo, em alemão, informações sobre times do torneio e instala praga para roubar dados

Por John Blau, para o IDG Now!*

04/05/2006 às 11h19

Foto:

Mensagem chega à caixa do usuário oferecendo, em alemão, informações sobre times do torneio e instala praga para roubar dados

Fãs alemães têm reclamado há alguns dias sobre falhas em sua seleção nacional de futebol, a poucas semanas do início da Copa do Mundo no país, marcado para junho. Agora, eles terão que se preocupar com outro tipo de brecha, um cavalo-de-tróia, que se esconde em um e-mail com temas do torneio.

A Agência Estadual de Investigação Criminal de Baden-Württembergalertou nesta quarta-feira para um e-mail com um link para um arquivo do Excel que se  instala no PC do usuário e alega conter táticas de jogos utilizadas pelas seleções da Copa. O e-mail em alemão contém a mensagem "Fussball Weltmeisterschaft 2006 in Deutschland" (Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, em tradução livre do alemão) e o link para o arquivo "googlebook.exe".

Quando clicado, o arquivo instala um cavalo-de-tróia no PC dos usuários, de acordo com a agência.

O órgão informou o Escritório Federal de Segurança da Informação da Alemanha e a Agência de Investigação Federal norte-americana, já que a praga se originou de um servidor nos Estados Unidos.

Oficiais alemães não foram encontrados para dizer se existe uma versão em alemão do spam em circulação.

O cavalo-de-tróia não é o primeiro e nem será o último a tenta enganar fãs da modalidade usando nomes de instituições oficiais ligadas ao torneio. No ano passado, a FIFA alertou para a circulação de um phishing que usava seu logo para enganar usuários.

Mais que isso, especialistas de segurança, incluindo Mikko Hypponen, diretor de pesquisas da F-Secure, estão preocupados sobre a possibilidade da Copa do Mundo ser um ambiente fértil para a infestação de vírus para telefones celulares.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail