Home > Notícias

Opera Mini 2.0 se foca na simplificação do e-commerce móvel

Nova versão do navegador para telefones celulares da Opera introduz funções para facilitar busca e compra de conteúdo móvel

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

05/05/2006 às 11h10

Foto:

Nova versão do navegador para telefones celulares da Opera introduz funções para facilitar busca e compra de conteúdo móvel

A Opera Software disse na quarta-feira que planeja tornar mais fácil para usuários móveis a compra de ringtones e outros conteúdos móveis com o lançamento do seu navegador Opera Mini 2.0.

Uma nova função no Opera Mini 2.0 descarta um passo muito comum para usuários que queiram comprar conteúdo móvel. Alguns provedores de material do tipo vendem ringtones e imagens pedindo que o cliente envie um palavra específica por SMS para um certo número. Os compradores então recebem o conteúdo por outra mensagem e são cobrados pela compra em suas contas.

A nova função do Opera Mini 2.0 rejeita a necessidade de envio da mensagem de texto. Quando usuários do navegador visitam a página de uma provedora e decidem comprar um ringtone, por exemplo, basta clicar no link para comprar o conteúdo. O Opera Mini 2.0 automaticamente abrirá automaticamente a mensagem para que o usuário não tenha que sair da navegação, abrir o aplicativo e enviar o SMS. O conteúdo então é entregue para o comprador por outra mensagem e cobrado na próxima conta.

Para ativar o serviço, provedores devem incluir scripts específicos em suas páginas. Os sites detectarão que o visitante está usando o Opera Mini 2.0 e permitirão o atalho para o processo de compra. As instruções serão enviadas para provedoras em pouco tempo, disse uma porta-voz do Opera.

O Opera Mini 2.0 também tem outras novas funções, como o download de arquivos como músicas e imagens para seus telefones, algo impossível anteriormente.

Com o novo software, usuários também poderão escolher o sistema de busca padrão a partir de um menu do tipo "drop-down", ao invés de ter apenas o Google. Outra nova função é a pasta de Favoritos acessada pela combinação de dois botões, o que, garante a empresa, tornará a navegação mais rápida.

A atual versão do Opera Mini pode ser baixado para qualquer celular que suporte a linguagem Java. Quando o usuário visita sites, o navegador diminui o tamanho da página, deixando seu acesso mais veloz e sua usabilidade mais fácil nas pequenas telas dos celulares.

Atualmente, o Opera Mini está sendo usado por 2,5 milhões de pessoas para a visualização de mais de 4 milhões de páginas por dia, revelou a companhia.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail