Home > Dicas

Seu PC está seguro?

Ter antivírus, firewall e anti-spyware ajuda a proteger o PC. Mas não é tudo. Saiba como tornar sua proteção mais eficiente

05/05/2006 às 16h32

Foto:

Seguranca"Vocês podem dizer se o meu computador está protegido? Tenho dois antivírus: o AVG Free Edition e o Avast!, ambos em suas últimas versões. Utilizo também o Firefox 1.5.0.1, o ZoneAlarm como firewall e o Spybot Search & Destroy como anti-spyware. Preciso de mais alguma coisa?"

Mensagem enviada pelo leitor Wilson Limeira Gondim Costa, via e-mail

O leitor possui um kit respeitável de ferramentas para proteção. Mas é preciso considerar alguns pontos. Os fabricantes não recomendam o uso de mais de um antivírus em uma máquina, por questões de incompatibilidade (o que não acontece com os anti-spywares). Além disso, fizemos um grande comparativo com programas antivírus (veja www.pcworld.com.br/antivirus) e os softwares gratuitos ficaram nas últimas colocações. Logicamente, é melhor ter um deles do que não ter qualquer proteção instalada.

Com relação à variedade de programas utilizados (antivírus, firewall e anti-spyware), o leitor tem um pacote de ferramentas correto. Apenas recomendamos a adoção também de programa anti-spam, que pode brecar a chegada de muitas mensagens que trazem arquivos nocivos. Uma boa pedida é a ferramenta gratuita SpamBayes (disponível em www.pcworld.com.br/seguranca).

Vale lembrar que é preciso atualizar sempre esses softwares (além do sistema operacional, navegador...) e saber que, mesmo com tudo isso, você não estará 100% protegido, já que todos os dias surgem novas ameaças e vulnerabilidades. Muitos programas espiões utilizados nos e-mails de phishing scam não são identificados pelos softwares de proteção, por exemplo. Ou seja, não é porque você tem um arsenal atualizado que dá para clicar em qualquer link ou entrar em sites suspeitos. Não é preciso ser neurótico, mas esteja sempre alerta. Saiba mais sobre segurança em  http://pcworld.com.br/infocenters/seguranca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail