Home > Notícias

Web conta atualmente com 694 mi de usuários no mundo, diz pesquisa

Estudo da comScore referente a março de 2006 coloca o Brasil na 11ª posição entre usuários, mas contradiz liderança do país em navegação

Por Redação, do IDG Now!

05/05/2006 às 14h39

Foto:

Estudo da comScore referente a março de 2006 coloca o Brasil na 11ª posição entre usuários, mas contradiz liderança do país em navegação

O número de usuários que acessam a internet atualmente atingiu 694 milhões de pessoas, segundo estudo conduzido pela consultoria comScore Networks e divulgado nesta sexta-feira. A cifra representa 14% da população mundial, estimada em 6,5 bilhões de habitantes.

Mesmo que continue na liderança, os Estados Unidos viram sua participação em pesquisas do gênero caírem vertiginosamente na última década, observa a comScore.

Com seus 152 milhões de usuários, o país representa cerca de um quarto da população online mundial, longe dos índices perto de 70% que apresentava no começo da exploração comercial da web.

Ao mesmo tempo, o instituto destaca o aumento de participação entre países asiáticos, como China, Japão e Coréia do Sul - respectivamente, 2ª, 3ª e 5ª na lista. Nações da região, segundo o estudo, já correspondem mais de 25% do tráfego online.

O Brasil aparece apenas na 11ª posição do ranking, com 13,1 milhões de usuários online, atrás de países como Canadá, Coréia do Sul e Índia. O número se aproxima do divulgado pelo Ibope em abril, quando se contava 14,1 milhões de internautas.

O estudo da comScore, porém, apresenta outro cenário à atual boa posição ocupada pelo Brasil entre países com maior número de horas navegadas, segundo o Ibope. De acordo com o documento, o país aparece apenas na sétima posição na lista da categoria, com média de 41,2 horas navegadas por usuários durante março.

O instituto brasileiro, por outro lado, afirma que os usuários brasileiros navegaram, em média, 19 horas e 24 minutos, constando na segunda posição do ranking. Vale lembrar, no entanto, que o Ibope mede apenas o acesso doméstico à internet.

Mesmo acima da média mundial de 31,3 horas, o Brasil aparece atrás de países como a Finlândia, com média de 49,3 horas mensais, e Israel, primeira colocada, com média de 57,5 horas gastas na web.

Entre os sites com maior visitação, houve um domínio dos três maiores portais da Internet. O MSN apareceu na primeira posição, com média de 694,2 milhões de visitantes únicos em março, seguido por serviços do Google, com 538,5 milhões de visitantes durante o período, e pelo Yahoo, com média de 480,2 milhões de usuários.

O ranking de portais mais visitados conta ainda com a Wikipedia, na sétima posição, com 131,9 milhões de visitantes e a Apple, décima segunda colocada, com a visita de 98,6 milhões de usuários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail