Home > Notícias

Windows Vista poderá encolher mercado de segurança

Consultoria afirma que sofisticação nas ferramentas de segurança do novo sistema terá impacto em empresas de firewall e antispyware

Por Redação, do IDG Now!

08/05/2006 às 13h02

Foto:

Consultoria afirma que sofisticação nas ferramentas de segurança do novo sistema terá impacto em empresas de firewall e antispyware

O lançamento do sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, poderá ter impacto direto no hoje fervilhante mercado de softwares para segurança doméstica, segundo estudo da consultoria Yankee Group.

O documento, chamado de "Vista não acabará com o mercado de segurança para Windows (em tradução livre)", alerta que empresas de firewalls e antispywares sentirão a maior queda de popularidade após o lançamento do sistema, marcado para 2007 pela Microsoft.

O Yankee Group afirma que, como o Windows não tem uma nova versão desde 2001, quando foi lançado o Windows XP, um grande número de pequenas empresas se desenvolveu corrigindo falhas e evitando ameaças de segurança no software da companhia.

Com a sofisticação de ferramentas de segurança pela Microsoft no sistema operacional, como o Windows OneCare e o Defender, o uso de softwares de terceiras empresas para cobrir vulnerabilidades do Vista deve cair drasticamente, alega a consultoria.

O mercado de antivírus não deve ser tão afetado, mas o Yakee Group afirma que a participação dos principais aplicativos deve cair em médio prazo principalmente pela integração das ferramentas da Microsoft no Windows Vista.

Mesmo com a forte entrada da empresa, o estudo não aponta para uma extinção de empresas que atuam no setor de segurança ara o Windows.

"Problemas com a segurança do sistema continuarão a ser permanentes na vida da Microsoft, o que servirá de material para que companhias tenham um mercado robusto e rico que as acolherá", afirma Andrew Jaquith, diretor de do programa de soluções de segurança da Yankee Group.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail