Home > Notícias

Semp Toshiba pretende lançar HD DVD no Brasil até o fim do ano

Primeiro reprodutor pode chegar ao mercado até o final deste ano

Mário Nagano

09/05/2006 às 18h41

Foto:

Primeiro reprodutor pode chegar ao mercado até o final deste ano
 
A Semp Toshiba fez hoje (09/05) a primeira demonstração pública do reprodutor de DVD de alta definição — o HD-A1 — que espera colocar no mercado ainda em tempo para as compras de natal deste ano.
 
Já lançado no Japão e nos Estados Unicos, o HD-A1 é compatível com o novo padrão HD DVD (high-definition digital versatile disc), desenvolvido pela Toshiba. Esse padrão utiliza uma nova mídia óptica de até três camadas com capacidade de armazenamento em torno de 15 GB cada uma, totalizando 45 GB - ou seja, tem capacidade de armazenamento muito superior aos 4,7 GB de um DVD-R convencional, porém um pouco abaixo dos 50 GB oferecidos pela tecnologia concorrente, o Blu-ray dual layer. Segundo a Toshiba, um disco HD DVD permite armazenar algo em torno de 8 horas de conteúdo em alta definição.
 
Para tirar o máximo proveito do player, é necessário o uso de uma tela compatível com o padrão HDTV de 720p/1080i com porta HDMI (High-Definition Multimedia Interface). Na demonstração da Semp Toshiba foi utilizada uma TV de tela grande com tecnologia LCD produzida pela própria empresa (veja foto abaixo).
 
Para demonstrar o potencial do HD DVD, a empresa apresentou um vídeo colocando, lado a lado, imagens e gravações no padrão atual e em HDTV. Com o maior nível de detalhamento, as imagens ganham mais profundidade e realismo.
 
Hiroshi Kishima, gerente de produtos da empresa, disse que a chegada do HD-A1 ao Brasil depende de outros fatores, como a oferta de software - entenda-se filmes e programas gravados em HD DVD. Segundo ele, nos Estados Unidos, já existe algo em torno de 30 títulos. Uma consulta  rápida (HD DVD) na Amazon.com, no entanto, retornou apenas cinco títulos, com preços que variam de 20 dólares a 34 dólares, praticamente a mesma faixa de preço de um DVD comum.
 
Para facilitar o processo de migração para o novo sistema, alguns títulos serão oferecidos em dois formatos: o conteúdo é gravado no atual padrão DVD de um lado e HD DVD do outro.
 
O preço do HD-A1 também não está definido. Mas, se levarmos em consideração que o aparelho custa 499 dólares nos EUA, um bom palpite é que o custo final no Brasil fique entre 1,5 mil reais a 2 mil reais.

HD DVD Toshiba - 390x290

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail