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IBM está mais “atraente” para pequenas e médias empresas

Linha econômica de mainframes dará maior oportunidade de cobertura à companhia frente aos atuais e potenciais clientes

Por Camila Fusco, repórter do Computerworld

09/05/2006 às 11h29

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Linha econômica de mainframes dará maior oportunidade de cobertura à companhia frente aos atuais e potenciais clientes

A linha econômica de mainframes, anunciada no fim de abril, dará à IBM maior competitividade nos mercados emergentes e principalmente entre as pequenas e médias companhias. Essa é a percepção de Jim Porell, líder de arquitetura de software para mainframe, da companhia.

Em entrevista ao Computerworld, o executivo declarou que os produtos darão maior oportunidade de cobertura à companhia frente aos atuais e potenciais clientes.

"O foco são companhias com 25 pessoas ou mais e que estão interessadas na capacidade de suporte para múltiplas bases de dados". De acordo com o executivo, mercados emergentes como China e Brasil estão entre os alvos potenciais da IBM para o novo produto.

E não é apenas em preço que a companhia está mais competitiva, na visão de Porell. “A introdução da arquitetura integrada também é um dos pontos mais fortes dessa linha”, complementa.

Os equipamentos da chamada z9 Business Class estão previstos para estrear no mercado mundial até o final deste mês e têm preços estimados a partir de 100 mil dólares. O valor corresponde a menos da metade do preço dos mainframes regularmente comercializados.

O mercado brasileiro de servidores encerrou o ano de 2005 com faturamento 25% acima do obtido em 2004, superando a marca de 800 milhões de dólares, aponta levantamento da IDC Brasil.

Embora não revele a participação de mercado dos principais fornecedores, a IDC aponta que o País registrou "bons projetos de mainframe", e alto índice de migração de sistemas como banco de dados e ERP, além de aplicações técnicas e web.

A renovação de versões de aplicativos e softwares de infra-estrutura também contribuiu para investimentos em servidores Intel/AMD, de acordo com o estudo.

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