Home > Notícias

Barra do MSN com Orkut é novo golpe online

Mensagem falsa promete uma ferramenta que permite localizar pessoas e arquivos com facilidade, mas instala software utilizado para roubar senhas

Daniel dos Santos

10/05/2006 às 17h30

Foto:

Mensagem falsa promete uma ferramenta que permite localizar pessoas e arquivos com facilidade, mas instala software utilizado para roubar senhas

Circula pela internet um novo phishing scam (golpe via internet) que usa os nomes do serviço MSN e do programa de relacionamentos Orkut. A mensagem chega com remetentes como msn_orkut@novidades.com.br e promete uma maneira fácil de localizar arquivos e pessoas com a "barra MSN & Orkut".

msnorkut

Ao clicar no link fraudulento, o internauta é convidado a baixar um arquivo nocivo (msn_orkut.scr), que instala um cavalo-de-tróia (programa destinado ao roubo de senhas bancárias para o envio a hackers) conhecido como Trojan-Downloader.Win32.Banload. Ferramentas de segurança como as oferecidas pela empresa Kaspersky Labs já identificam a ameaça.

Segundo dados da empresa de segurança Panda, 70% dos vírus registrados no primeiro trimestre de 2006 estão relacionados a crimes virtuais, com a disseminação de pragas como spywares, cavalos-de-tróia e redes de computadores zumbis.

O que fazer?

Se você foi vítima de uma mensagem de phishing scam, confira as dicas de Márcio Cots, advogado e professor de direito da tecnologia da informação da FIAP e de direito empresarial na Faculdade Módulo:

- Avise imediatamente a instituição bancária para que ela tome as providências necessárias, como mudanças de senhas e  bloqueios de contas.
- Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. De acordo com o especialista, o Brasil tem poucas delegacias de polícia especializadas em crimes eletrônicos, mas todas são obrigadas a atender os casos.
- Exija uma auditoria para apuração dos fatos.
- Solicite ressarcimento dos prejuízos.
- Notifique seu provedor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail