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Symantec prepara estratégia de segurança online ao consumidor

Iniciativa Security 2.0 envolve serviços para navegação e compras seguras, bem como pacote de softwares de segurança e backup online

Por Daniela Braun, editora do IDG Now!*

10/05/2006 às 17h03

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Iniciativa Security 2.0 envolve serviços para navegação e compras seguras, bem como pacote de softwares de segurança e backup online

Retomar a confiança do consumidor na internet é uma das missões da estratégia Security 2.0 que a Symantec começa a revelar durante o evento Symantec Vision, que se encerra nesta quarta-feira (10.05) em São Francisco (EUA).

A iniciativa compreende o Projeto Voyager, pacote de serviços que inclui gerenciamento de identidade (ID Management), conexões seguras com sistemas de pagamento, segurança em resultados de buscas online e um ranking de sites seguros alimentado pelos usuários da empresa.

"Estamos trabalhando para criar web sites autenticados de bancos e outros sistemas de pagamento online com conexões seguras, como se fossem redes virtuais privadas (VPNs) voltadas ao consumidor para evitar fraudes. Desta forma, a empresa pode comprovar que é realmente quem afirma ser", conta Enrique Salem, vice-presidente sênior de Produtos de Consumo e Soluções da Symantec.

A Busca Segura (Safe Search) é outro serviço desenvolvido pela Symantec para vasculhar os links de resultados de pesquisas na internet, evitando que o usuário acesse links contendo malwares, spywares e outras ameaças.

O projeto Voyager ainda envolve a criação de um Sistema de Reputação de sites, no qual os cerca de 50 milhões de usuários ativos do Norton Antivírus System podem classificar e consultar páginas que são confiáveis na internet.

A plataforma deve ser lançada em setembro com suporte inicial para Windows, mas a Symantec já pensa na versão para Mac Os, segundo o executivo responsável pelo projeto.

As armas contra a Microsoft

O Voyager deve complementar outra iniciativa maior da Symantec, o projeto Genesys, que deve ser lançado no quarto trimestre deste ano.

O Genesys envolve a oferta de pacotes de serviços online incluindo antivírus, anti-spam, anti-spyware, firewall e backup da Symantec por um pagamento mensal.

Com a estratégia, a Symantec mostra suas armas contra a Microsoft, que começou a incomodar os players do setor ao anunciar a oferta de serviços de segurança online integrados ao Windows Live.

*Daniela Braun viajou a São Francisco à convite da Symantec.

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