Home > Notícias

Semp Toshiba desenvolve primeiro Viiv nacional

Projetado em parceria com a Intel, o novo PC de entretenimento é parecido com um videocassete

Mário Nagano

10/05/2006 às 17h22

Foto:

Projetado em parceria com a Intel, o novo PC de entretenimento é parecido com um videocassete
 
spectra - 200x180A divisão de PCs da Semp Toshiba planeja vários lançamentos para este ano. Segundo Afonso Hennel, presidente da empresa, a venda de computadores no último quadrimestre praticamente dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os motivos para explicar os bons resultados, o executivo citou a queda do dólar e seu reflexo nos custos dos componentes importados e algumas iniciativas do governo, como a MP do Bem e o combate ao contrabando.

Na área de entretenimento digital, a empresa trabalha em media PC de codinome Spectra (foto). É um equipamento sem tela LCD e com formato similar ao de um videocassete – ou seja, um computador realmente com cara de eletroeletrônico. O Spectra usará processador Pentium D 930, placa-mãe com chipset Intel 945, 1 GB de memória DDR2 e disco rígido de 200 ou 500 GB, gravador de DVD, controle remoto, teclado sem fio e suporte para recepção de TV, rádio FM e Wi-Fi.

Segundo Merege, o produto está sendo desenvolvido em parceria com a Intel e pode ser o primeiro equipamento nacional a seguir as especificações ViiV, a plataforma de entretenimento da Intel. A expectativa é que a primeira versão comercial esteja finalizada ainda no final deste semestre, mas o preço ainda não foi definido.

Na mesma família de produtos, o Media PC apresentado no ano passado está sendo substituído por um novo modelo, conhecido internamente como Media PC II. O equipamento usará processadores Pentium 4 ou Pentium M, oferecerá maiores possibilidades de expansão e terá opções com telas maiores, incluindo 17 polegadas wide, 19 polegadas e 21 polegadas.

No segmento de portáteis, além do novo Infinity IS-1525, equipado com o processador Core Duo da Intel, o grande destaque é o IL-1522, modelo de entrada com Celeron M 370 de 1,5 GHz, 256 MB de SDRAM, disco de 40 GB, tela de 15,4 polegadas wide, CD-RW/DVD combo e preço inferior a 3 mil reais.
 
Os desktops passaram por um processo de redesenho, ganhando gabinete em tons mais escuros e opções para todos os gostos e bolsos, incluindo processadores da Intel e da AMD. Entre os modelos, o mais interessante é o Sistema STI Game PC, que procura atender a uma velha demanda do mercado por computadores voltados para games.

A configuração do Sistema STI Game PC inclui processador Intel Pentium D 930 (dual-core) de 3,0 GHz, 1 GB de SDRAM DDR2 em dual channel, placa de vídeo PCI-E com 256 MB, disco rígido SATA de 200 GB, porta de rede Gigabit Ethernet, gravador de DVD, caixas de som com subwoofer, gamepad com force feedback, Windows XP Home e jogo Fifa 2006 de brinde. A placa gráfica pode ser tanto a X1600, da ATI, quanto a GeForce 6600, da NVidia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail