Home > Notícias

Microsoft lança versões beta de Windows CE 6 e do Speech Server 2007

Aplicações destinadas a sistemas para reconhecimento de voz e aparelhos móveis chegarão oficialmente ao mercado no final do ano

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

10/05/2006 às 16h18

Foto:

Aplicações destinadas a sistemas para reconhecimento de voz e aparelhos móveis chegarão oficialmente ao mercado no final do ano

A Microsoft começou a oferecer nesta terça-feira (09/05) a seus clientes versões de testes do Microsoft Speech Server 2007, usado para aplicações de telecomunicações, e do Windows CE 6, sistema operacional da companhia para produtos como set-top boxes e aparelhos de Global Positioning System (GPS).

Com o Windows CE 6, usuários terão, pela primeira vez, ferramentas de desenvolvimento disponíveis como um plug-in do Visual Studio 2005, disse a companhia. A função poderá ser testado no beta, que foi divulgado nesta terça-feira para integradores de aparelhos móveis, desenvolvedores e parceiros durante a feira Mobile & Embedded DevCon 2006, realizada pela companhia em Las Vegas.

A Microsoft também desenvolveu novamente o kernel do sistema operacional no Windows CE 6 para permite que rodem simultaneamente entre 32 e 32 mil processadores. Com a função, desenvolvedores poderão adicionar um grande número de aplicações em aparelhos que rodem o Windows CE. Anteriormente, o sistema operacional poderia rodar apenas 32 chips ao mesmo tempo.

A companhia também liberou mais linhas de código-fonte do sistema para facilitar o desenvolvimento de aplicações proprietárias.

Já o Speech Server 2007, usado por empresa para construir sistemas de reconhecimento de voz e respostas interativas por discurso, deverá se tornar mais fácil e seguro para que desenvolvedores codifiquem aplicações.

Entre as novidades introduzidas pela empresa, destacam-se o suporte nativo à tecnologia VoIP para desenvolvimento de sistema e a introdução do formato VoiceXML (Voice Extensible Markup Language) de estruturação de arquivos sonoros, junto ao padrão SALT nativamente suporto anteriormente.

A Microsoft ainda está aceitando aplicações para o programa beta do Speech Server 2007. A empresa espera de milhares de desenvolvedores se integrem ao programa, mas não forneceu um número exato de participantes.

Mais informações sobre os programas beta podem ser encontradas nos sites do Speech Server 2007 e do Windows CE 6.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail