Home > Notícias

Autorizada pela Anatel, Câmara faz primeira transmissão da TV digital

Transmissão faz parte de um evento que pretende tirar dúvidas sobre padrões e dar um fim à novela política.

Redação do Computerworld*

15/05/2006 às 9h49

Foto:

Transmissão faz parte de um evento que pretende tirar dúvidas sobre padrões e dar um fim à novela política

A TV Câmara é a primeira emissora do País a receber autorização formal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer um teste de transmissão de TV digital. A autorização foi concedida pela agência para execução do serviço especial para fins científicos ou experimentais.

A TV Câmara solicitou autorização para utilizar o canal 22D, constante do Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital (PBTVD), em Brasília.

O teste será feito na próxima terça-feira (16/05) como parte dos eventos promovidos pela Câmara para debater o tema: a exposição "TV Digital - Obstáculos e Desafios para uma Nova Comunicação" e o seminário "TV Digital: Futuro e Cidadania".

O objetivo é confrontar em público os três padrões internacionais de TV digital - o americano, o europeu e o japonês - para esclarecer a população e especialistas a respeito das vantagens e desvantagens de cada um.

As três tecnologias serão discutidas durante exposição temática que será montada de 16 a 18 de maio no hall da Taquigrafia, em Brasília. No local, haverá ainda estande coordenado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que fará uma mostra de pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre a TV digital.

O seminário "TV Digital: Futuro e Cidadania" deve reunir autoridades do governo, pesquisadores brasileiros e representantes dos três padrões tecnológicos já desenvolvidos. O evento será aberto ao público.

A expectativa de empresários ligados a área de radiodifusão e telecomunicações é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgue nos próximos dias uma decisão sobre o padrão a ser adotado no Brasil

Nos últimos dias, defensores dos sistemas europeu e japonês de concentraram para a apresentação desta semana.

*Com informações da Agência Câmara

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail