Home > Notícias

Palm revela smartphone Treo 700p com tecnologia EvDO

Equipamento combina sistema operacional Palm OS com tecnologia de banda larga EvDO

Ben Ames, para o IDG Now!*

15/05/2006 às 11h19

Foto:

Equipamento combina sistema operacional Palm OS com tecnologia de banda larga EvDO

A Palm anunciou seu novo smartphone Treo 700p nesta segunda-feira, marcando o segundo dos quatro novos aparelhos que a companhia planeja lançar ainda este ano.

O aparelho é o primeiro smartphone a ter tanto o sistema operacional Palm OS como a tecnologia de banda larga EvDO, disse Steve Sinclair, gerente de produtos da Palm.

Ao adicionar funções de e-mail e suporte à suíte Office, câmera digital, tocador de MP3, o 700p terá apelo tanto para usuários corporativos como domésticos, disse ele.

Assim como o já lançado 700W, primeiro aparelho da companhia com sistema Windows Mobile, o 700p usa redes EvDO, oferece câmera digital com 1,3 megapixel, 128 MB de memória interna e processador xScale, da Intel, com 312 MHz.

Usuários com notebooks podem usar o Treo 700p como um modem sem fio, conectado ao aparelho por uma porta USB ou pela interface sem fio Bluetooth.

"O EvDO é uma grande função - é como ter Ethernet em seu bolso", segundo Sinclair.

Analistas concordam com a visão do executivo. "O ganho e interface EvDO é algo significante para a versão do Treo com sistema operacional Palm", de acordo com David Linsalata, analista da IDC. "A interface abre portas para aplicações corporativas em 3G no aparelho".

"Mesmo capazes de serem comparados por lidarem com qualquer função muito bem, as plataformas 700p e 700w deverão atingir diferentes segmentos", disse Linsalata. "Para aplicações corporativas, o Windows Mobile tem grande força, enquanto a versão com Palm OS pode representar um equilíbrio maior para funções de entretenimento".

Smartphones são uma parte crucial dos negócios da Palm. Em março, as vendas da linha Treo puxaram o aumento na receita da empresa durante o primeiro trimestre de 2006, mesmo com a queda na demanda de PDAs.

A Palm revelou que o sucesso da linha também está ajudando a empresa a ganhar uma fatia maior do segmento de smartphones, já que a companhia experimentou crescimento de unidades de 111% entre 2004 e 2005, enquanto o mercado cresceu apenas 65%.

O Treo 700p ainda não está disponível no mercado norte-americano, mas que as operadoras Sprint e Verizon informariam em pouco tempo previsão de prazo e preço do lançamento.

*Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail