Home > Notícias

Softbank e Apple costuram acordo de conteúdo para celulares

Segunda geração de aparelhos provenientes da parceria tocará músicas baixadas pela loja da Apple, dizem reportagens

Martyn Williams, para o IDG Now!*

15/05/2006 às 11h05

Foto:

Segunda geração de aparelhos provenientes da parceria tocará músicas baixadas pela loja da Apple, dizem reportagens

A Softbank Corp., terceira maior operadora de celular do Japão, e a Apple Computer chegaram a um acordo para desenvolver celulares que poderão tocar músicas baixadas por meio da loja iTunes, da Apple, reportou a imprensa local.

As duas empresas teriam fechado o acordo depois que o presidente da Softbank, Masayoshi Son, se encontrar com o CEO da Apple Steve Jobs, disse o Nihon Keizai Shimbun na edição de sábado (13/05) de manhã.

A Softbank entrou no mercado móvel por meio da aquisição da unidade japonesa do Vodafone Group PLC.

Os primeiros aparelhos resultantes da parceria devem ser telefones de terceira geração (3G) que tocarão as músicas, disse o jornal.

Como os iPods, os celulares também tocarão músicas baixadas no PC. No entanto, uma segunda geração de aparelhos que podem acessar diretamente o iTunes e baixar as músicas está sendo planejada.

Os primeiros aparelhos provenientes da parceria serão lançados no próximo ano, reportou o Kyodo News Service. Tanto a Apple quanto a Vodafone declinaram comentar o assunto.

Apesar de o iPod e do iTunes dominarem o mercado legal de downloads na maior parte dos países, no Japão eles são minoria. Em 2005, cerca de 96% das 268 milhões de músicas compradas eletronicamente foram baixadas via serviços móveis, segundo a Associação de Indústria Fonográfica do Japão.

Na última semana, a NTT DoCoMo, principal operadora japonesa, disse que irá adicionar suporte para tocar músicas baixadas de lojas que usam o a tecnologia Microsoft Windows Media Digital Rights Management 10.

Ao fazer isso, a empresa permitirá ao usuário tocar faixas baixadas por serviços baseados em PC que competem com a loja iTunes, da Apple.

A Motorola já produziu diversos aparelhos que podem tocar músicas do iTunes, mas nenhum está disponível no Japão e nenhum aceso o iTunes diretamente.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail