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Remédio contra o spam

Genco Química dá fim ao lixo eletrônico e ganha produtividade com solução de controle de e-mails

Daniel dos Santos

16/05/2006 às 13h01

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Genco Química dá fim ao lixo eletrônico e ganha produtividade com solução de controle de e-mails

maycon matos_genco - 187x191A Genco Química, de Guarulhos, em São Paulo, sofria com um problema comum na atualidade – o grande volume de spam. “Diariamente, chegavam aproximadamente 900 mensagens com lixo eletrônico”, lembra Maycon Matos, coordenador de TI da empresa. Com tamanho volume, era comum que algumas contas de e-mail atingissem o limite e deixassem de receber mensagens importantes. 

Além de interromper o fluxo de informação, a perda de produtividade era inevitável.  Os funcionários da companhia especializada em produtos para piscinas gastavam em torno de 20 minutos por dia para limpar as caixas postais eletrônicas. Feitas as contas, cada trabalhador deixava de se dedicar às suas funções por mais de seis horas todos os meses.  O problema foi sanado em junho do ano passado com o MailMarshal SMTP, da empresa britânica Marshal, implementado pela Gaia Informática.  O investimento inicial foi de 3,5 mil reais. Anualmente, a empresa deve gastar mais 20% desse valor com a renovação das licenças.  “Conseguimos brecar mais de 90% do spam”, destaca o executivo. “Contas que recebiam até 150 mensagens inúteis por dia agora convivem com uma ou duas”, completa. 

A Genco é uma empresa de 100 funcionários, 40 com atividade no escritório. O MailMarshal é executado em um dos sete servidores da companhia, com as mensagens gerenciadas e entregues com Lotus Domino e clientes Notes. A ferramenta de controle conta com atualizações diárias de remetentes indesejados e permite criar listas brancas de endereços confiáveis. Assim, é possível reduzir o índice de falsos positivos. No caso da Genco, ele gira em torno de 5% do total de e-mails.

O controle de spam melhorou também a segurança, segundo Matos. Como muitas pragas virtuais chegam por e-mail, o filtro serviu para brecar essas ameaças. Mas, e se um vírus furar o bloqueio? A empresa conta, há três anos, com a ferramenta antivírus para ambiente de rede OfficeScan. A solução da Trend Micro combate ameaças como worms e cavalos-de-tróia e permite o gerenciamento centralizado das máquinas. A Genco também usa as ferramentas de proteção para emitir relatórios de uso do correio eletrônico, identificando, por exemplo, se dados sigilosos são enviados para fora da companhia e estabelecendo privilégios de uso.

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