Home > Notícias

Sony lança PCs com Blu-ray em junho

Laptop e desktop com drive para conteúdo de alta definição serão vendidos no Japão

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

16/05/2006 às 11h41

Foto:

Laptop e desktop com drive para conteúdo de alta definição serão vendidos no Japão

A Sony anunciou nesta terça-feira (16/05) que começará a vender os primeiros computadores pessoais com crive de Blu-ray Disc em junho, no Japão. Estarão disponíveis tando desktops quanto notebooks.

O laptop Vaio VGN-AR70B terá tela widescreen de 17 polegadas LCD (liquid crystal display), com resolução de 1.920 x 1.080 pixels, podemdo exibir conteúdo de alta definição com qualidade total. Já o desktop Vaio VGN-RC729DP terá chaveador para TV digital e poderá ser vendido com ou sem monitor de 19 polegadas LCD.

Os drives de ambos os computadores podem ler e gravar Blu-ray Discs. Um disco no formato, com uma camada, pode gravar até 25 GB de dados, cerca de cinco vezes mais que as mídias de hoje são capazes de armazenar.

No Japão, a Sony está vendendo as máquinas com softwares que permitem gravar conteúdo em alta definição. Os computadores também conseguem importar conteúdo de fontes externas, como câmeras de alta definição da Sony. Uma vez no PC, as imagens podem ser editadas e gravadas na mídia em alta definição.

O notebook é baseado em processador Intel Core Duo T2500 (2GHz) e traz 200 GB de disco rígido. O desktop usa um Pentium D (3.2GHz) e tem 500 GB de HD.

O laptop custará cerca de 400 mil ienes (3,639 dólares) e chega às lojas em 24 de junho. A versão desktop custará o memso preço com monitor e começa a ser vendida em 17 de junho. O laptop também estará disponível nos Estados Unidos, no início do segundo semestre, e custará 3,5 mil dólares.

O aparelho da Sony será o primeiro laptop com Blu-ray Disc disponível no mercado, embora a Toshiba esteja prestes a lançar um notebook com HD-DVD, formato de alta definição rival. Na área de desktops, a Fujitsu pretende lançar o primeiro com Blu-ray Disc em junho também. Também em junho, a Sony começa a vender mídias virgens para Blu-ray Disc no Japão.

A Sony é a principal apoiadora do formato Blu-ray Disc para filmes e conteúdos em alta definição. Da guerra de formatos, deve sair aquele que de fato substituirá o DVD para conteúdos de alta definição.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail