Home > Notícias

AMD procura crescer no segmento corporativo com chips eficientes

Onze novos chips com maior eficiência de energia chegam ao mercado na tentativa da empresa tomar espaço da Intel entre micro corporativos

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

16/05/2006 às 15h05

Foto:

Onze novos chips com maior eficiência de energia chegam ao mercado na tentativa da empresa tomar espaço da Intel entre micro corporativos

A AMD espera tomar um pedaço da participação de mercado da Intel vendendo versões com maior eficiência de energia de seus processadores para desktops, disse a companhia nesta terça-feria.

Neste mês, a empresa lançará versões mais econômicas de três arquiteturas de chips: o Athlon 64 X2 Dual Core e o Athlon 64 e Sempron com núcleo único.

Os novos processadores custarão cerca de 5% a mais do que os chips padrão da AMD para desktops, mas clientes perceberão as diferenças pela economia de energia, disse David Schwarzbach, gerente da divisão de mercado para desktops.

A AMD espera que o uso dos chips duplique o sucesso da sua linha de chips para servidores e estações de trabalho Opteron. As vendas da linha puxaram as receitas da companhia no último trimestre pra 185 milhões de dólares em abril, fazendo com que a Intel registrasse uma queda no seu lucro trimestral, para 1,3 bilhão de dólares.

Muitos especialistas esperam que a Intel ganhe de volta sua vantagem após o lançamento de seus chips Core 2 Duo com arquitetura de 65 nanômetros em julho, incluíndo a linha Woodcrest para servidores e a Conroe para dekstops. Estes chips da AMD tem geometria de 90 nanômetros, mas oferecem melhor eficiência de energia, disse a companhia.

Em velocidade máxima, os processadores padrão da AMD consomem 89 Watts, enquanto a nova linha de chips eficientes precisão de 65 ou 35 Watts, dependendo do modelo.

Integradores de PCs podem user os dispositivos para desenvolver computadores menores e mais silenciosos, já que a performance por watt indica que podem ser usados cooler menores e mais devagares para a refrigeação.

Este tipo de abordagem pode economizar espaço em cúbiclos de escritório e permitir que administradores de redes gerenciem facilmente mais PCs, disse ele.

A AMD venderá 11 modelos dos três modelos de chips eficientes até o final deste mês, e espera que as companhias de PC apresetem seus PCs ao mercado até junho.

Os processadores de 65 Watts incluirão seis tipos do processador com núcleo duplo Athlon 64 X2: os modelos 4800+, 4600+, 4400+, 4200+, 4000+ e 3800+.

Já os modelos de processadores que precisam de apenas 35 Watts incluírão um tipo de Athlon 64 X2 com núcleo duplo, o modelo 3800+; um da linha Athlon 64 de núcleo simples, o 3500+; e três tipos do Sempron - os modelos 3400+, 3200+ e 3000+.

*Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail