Home > Notícias

Sophos alerta para vírus que apaga músicas e vídeos no PC do usuário

Cavalo-de-tróia Troj/Erazer-A circula em redes P2P e deleta conteúdo multimídia obtido ilegalmente nos serviços de compartilhamento

Por Redação, do IDG Now!

16/05/2006 às 10h57

Foto:

Cavalo-de-tróia Troj/Erazer-A circula em redes P2P e deleta conteúdo multimídia obtido ilegalmente nos serviços de compartilhamento

A consultoria Sophos alertou para a descoberta de uma praga virtual que tenta resolver sozinha o problema do compartilhamento ilegal de conteúdo protegido por diteiros autorais.

O cavalo-de-tróia Troj/Erazer-A circula por redes P2P com nomes falsos, como "nero7.exe" e  "officexpcrack.exe". Caso usuários desavisados baixem o documento, a praga se instala e rastreia o micro indexando conteúdo obtido ilegalmente.

Após encontrar, a praga apaga todos os documentos nos formatos "AVI", "MP3", "MPEG", "WMV", "GIF" e "ZIP" detectados na máquina.

“O cavalo-de-tróia Erazer é um vigilante digital digno de um filme do Charles Bronson, fazendo Justiça com as próprias mãos", compara Graham Cluley, consultor de tecnologia da companhia.

A praga, porém, não faz distinções entre arquivos ilegais ou comprados pelo usuários, o que pode comprometer toda a bilioteca multimídia do usuário.

Pragas camufladas em redes P2P, como o Erazer, representam apenas uma das ameaças digitais encontradas em serviços de compartilhamento.

A Sophos afirma ainda que, após a infecção, a praga desabilita função de rastreamento de antivírus e firewalls para facilitr o acesso à máquina de hackers

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail