Home > Notícias

Motorola lança smartphone Q

CEO da companhia anuncia aparelho corporativo como rival do BlackBerry, da RIM

Por Stephen Lawson, para o IDG Now!*

17/05/2006 às 15h09

Foto:

CEO da companhia anuncia aparelho corporativo como rival do BlackBerry, da RIM

A Motorola espera lançar seu tão esperado smartphone na próxima semana, de acordo com anúncio do presidente Ed Zander, nesta terça-feira.

Falando no Gartner Symposium, em São Francisco, Zander classificou o aparelho como uma ferramenta corporativa. O Q, que tem sistema operacional Windows Mobile 5.0, será ideal para aplicações como o uso de tabelas de cálculos e softwares CRM longe do escritório, disse ele.

A primeira versão do Q sairá com suporte a redes EV-DO e, até o fim do ano, deverá ter versões com suporte para redes UMTS e, possivelmente, a tecnologia mais rápida, o HSDPA.

O Q incluirá funções como câmera de vídeo e foto assim como capacidades de tocar músicas em MP3. A Motorola vem investindo no Q, um aparelho fino com teclado QWERTY, como rival do popular BlackBerry, da RIM, e outros celulares que combinam voz e dados. Zander também alegou que o Q oferecerá melhor qualidade de voz do que seus competidores.

Na terça, Zander admitiu que o aparelho, prometido para o primeiro trimestre do ano, estava atrasado.

Segunda maior vendedora de telefones celulares, atrás apenas da Nokia, a Motorola está entrando em uma batalha de smartphones, disse o analista do Gartnet Ken Dulaney. O Q terá pela frente os aparelhos E61, da Nokia, a linha Treo, da Palm, e o BlackBerry.

O ponto fraco do Q é a parceria com a Microsoft, empresa recente no setor de e-mails móveis, disse Dulaney.

"A Microsoft subestimou as capacidades dos clientes de e-mail", disse ele. Empregados corporativos que usam o BlackBerry "jogarão (o sistema da Microsoft) bem longe". Mesmo que oferecerça outras opções para e-mail, a Motorola não oferecerá um cliente do BlackBerry, como alguns competidores o fazem.

O começo da competição em ambiente corporativo é a principal razão pela qual a Motorola focará o Q, primeiramente, em consumidores experientes, que comprarão o gadget sem influência do mercado, disse Dulaney.

A Motorola Brasil anunciou que o Q deverá chegar ao mercado nacional apenas no segundo semestre.

*Stephen Lawson é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail