Home > Notícias

Yahoo revela novo visual de sua página

Nova home privilegia buscador e aprimora uso de tecnologia AJAX para maior dinamismo

Por Juan Carlos Perez para o IDG Now!*

17/05/2006 às 15h15

Foto:

Nova home privilegia buscador e aprimora uso de tecnologia AJAX para maior dinamismo.

O Yahoo deu na terça-feira (16/05) uma prévia do que chama de maior remodelamendo de sua home page. No novo visual, o site terá um espaço maior para a caixa de buscas e uma interface mais dinâmica, apoiada no uso maior das tecnologias AJAX (sigla para Asynchronous JavaScript and XML) e DHTML (Dynamic Hypertext Markup Language).

Um link na home atual do site leva para a nova página permitindo que visitantes espiem o futuro formato.

O reposicionamento do espaço de pesquisas sofreu uma mudança gritante: vai para a parte superior do site, ao lado do logo da marca. “O buscador é a ferramenta primária de navegação na internet hoje em dia”, justifica Ash Patel, CPO (Chief Product Officer) do Yahoo.

Os botões para serviços como o e-mail e o comunicador instantâneo também foram realocados, saindo da parte superior à caixa de buscas para estacionar em sua parte inferior.

Na nova página, que permite escolher uma cor padrão predominante, os usuários poderão ver prévias de e-mails, quais contatos de seu comunicador instantâneo estão online, e informações locais sobre trânsito e clima.

“Está muito mais personalizado. Foi construída embasada na rotina dos usuários”, define Patel. “Nosso anseio é aproximar mais o internauta do Yahoo”.

Uma nova área, batizada como Yahoo Pulse, informará os visitantes sobre o que está chamando mais a atenção na web. Para selecionar os assuntos “top” serão levados em conta padrões de uso do buscador e de outros serviços.

O analista do Gartner Mike McGuire acha a nova página mais limpa e aponta  o uso mais consistente da tecnologia AJAX, sigla que remete ao conjunto de técnicas de desenvolvimento que permitem criar novas interfaces, semelhantes aos aplicativos do desktop, que dão dinamicidade e aumentam a velocidade de resposta já que diminui a necessidade de carregamento da página durante a navegação.

“É fundamental repensar constantemente sua home page para mantê-la fresca, atraente e interessante aos consumidores”, afirmou McGuire.

Ele defende que em uma empresa como o Yahoo, que conta com vários sites e serviços online diferentes, a página principal é peça chave na fidelização dos usuários.

Atualmente a página do Yahoo se mantém como a mais visitada nos Estados Unidos. Em abril foram 128 milhões de usuários únicos, seguidos de perto por 120 milhões que deram o segundo lugar ao MSN, da Microsoft, e pelos 119 milhões da AOL, portal do grupo Time Warner. O Google ficou em quarto atraindo 108 milhões segundo os dados da comScore Nerworks.

A empresa espera continuar redesenhando o layout de acordo com o retorno dos usuários após a primeira mostra. A idéia é lançar oficialmente o novo “look” até o final do verão norte-americano, que termina em setembro.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail