Home > Notícias

Configuração mínima do Windows Vista não contempla PC popular

Computador para Todos tem, na maioria dos casos, 256 MB de memória e a exigência mínima para rodar novo sistema operacional é 512 MB

Por Ralphe Manzoni Jr. editor executivo do IDG Now!

19/05/2006 às 11h15

Foto:

Computador para Todos tem, na maioria dos casos, 256 MB de memória e a exigência mínima para rodar novo sistema operacional é 512 MB

O PC popular do projeto de inclusão digital Computador para Todos do governo federal não rodará o Windows Vista, próxima versão de sistema operacional da Microsoft, que deverá ser lançada em janeiro de 2007.

De acordo com a Microsoft, para que um computador rode a versão básica do Windows Vista, será necessário um processador com velocidade de pelo menos 800 MHz,, 512 MB de memória e um processador gráfico que suporte o DirectX9.

O computador popular brasileiro, segundo as configurações disponíveis no web site do projeto, roda um processador com velocidade mínima de 1,4 GHz e memória de 128 MB. Essas são as configurações consideradas mínimas pelo governo.

A configuração de computador mais vendida no mercado brasileiro, de acordo com Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da IT Data, é a de uma máquina com 256 MB de memória e 40 GB de disco rígido.

“Mas a tendência é que, a partir do segundo semestre de 2006, um computador com 512 MB se torne padrão de mercado”.

Um teste realizado pela PC World com cinco computadores populares, em março de 2006, mostra que todos eles têm processadores com velocidade de pelo menos 2 GHz.

Dos cinco computadores avaliados, um tinha memória de 128 MB e quatro 256 MB. E apenas um tinha um processador gráfico com suporte ao DirectX9.

Vale lembrar que a configuração do PC popular é considerada mínima, ou seja, os fabricantes podem vender modelos mais avançados. Outra consideração importante: ela foi pensada para rodar o sistema operacional Linux.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail