Home > Notícias

Microsoft apresenta cartilha para segurança online

Campanha Navegue Protegido congrega informações de segurança para educadores, pais e filhos usarem a internet sem perigos

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!*

19/05/2006 às 14h40

Foto:

Campanha Navegue Protegido congrega informações de segurança para educadores, pais e filhos usarem a internet sem perigos

A Microsoft apresentou um novo projeto de conscientização para segurança online que foca educadores, pais e crianças, nesta sexta-feira.

A campanha Navegue Protegido congrega em sua página online conteúdo direcionado a três diferentes perfis de usuários digitais: crianças, pais e educadores, com dicas e conselhos específicos para cada um deles.

"O objetivo da campanha é ter uma abordagem pedagógica para que pais, educadores e crianças não caiam nos perigos da web", define Ana Cláudia Alves, gerente de produtos de segurança, citando dados da Unesco que afirma que 7 milhões de jovens com menos de 18 anos acessam a web com freqüência na América Latina.

A campanha conta com o apoio de instituições ligadas tanto a crianças como a segurança online, como a Fundação Abrinq e a Symantec, que fornecerão conteúdo para a página. A ONG Cidade Aprendiz, outra apoiadora do programa, usará o material em suas oficinas de ensino.

Cada perfil traz dicas específicas para o público em que se foca. Entre as crianças, a principal preocupação é na manutenção de sua privacidade, com conselhos para que o jovem não forneça senhas e dados pessoais a estranhos.

Para os pais, a cartilha se concentra em atividades pedagógicas, como o controle da atividade online do filho pelo maior acompanhamento e o ensinamento de pontos como a ilegalidade de compartilhamento de conteúdo protegido por direitos autorais.

Entre os educadores, o conteúdo se concentra em dicas técnicas, como a escolha de senhas longas, a finalização do sistema operacional e a atualização constante dos softwares de segurança.

Alves adianta que, até o final do ano, três outras cartilhas, com assuntos mais específicos, deverão ser publicadas pela Microsoft. Em agosto, a empresa aproveitará o período de volta às aulas para divulgar uma versão voltada exclusivamente a educadores, com dados fornecidos pelo Cert.Br - "ainda estamos negociando", esclarece.

Para o Dia das Crianças, uma terceira cartilha focada nas crianças chegará em outubro e, em dezembro, um guia de conselhos sobre segurança em e-commerce está planejado pela Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail