Home > Notícias

HP assume primeiro lugar na venda de notebooks, afirma IDC

Menos de dez dias após lançar oito linhas, HP vê participação de vendas no setor, com 24,3%, bater Dell durante o primeiro tri de 2006

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

19/05/2006 às 19h26

Foto:

Menos de dez dias após lançar oito linhas, HP vê participação de vendas no setor, com 24,3%, bater Dell durante o primeiro tri de 2006

A HP ultrapassou a Dell para assumir a dianteira no setor de notebooks corporativos vendidos durante o primeiro trimestre de 2006, segundo estatísticas da empresa de pesquisas IDC.

Durante o período, foram vendidos cerca de 86.420 notebooks no mercado corporativo brasileiro, segundo informações divulgadas pela HP. Na primeira posição, a companhia vendeu 21 mil portáteis e atingiu participação de 24,3% nas vendas.
Antiga líder, a Dell aparece na segunda posição do ranking, por "uma distância não tão grande", despista Mauro Peres, diretor de consultoria do segmento de Finanças do IDC.

De acordo com anúncio de Daniel Ribas, gerente de produtos para corporativo da HP, durante o anúncio da última linha de portáteis da companhia, no começo de maio, a diferença que separava HP e Dell estava na casa dos 5%. A introdução das oito linhas, apresentadas na ocasião, tinha como principal objetivo desbancar a rival.
Segundo a HP, a liderança foi fruto do crescimento apresentado pelas vendas de equipamentos na comparação entre o último trimestre de 2005 e o primeiro de 2006. Tanto para notebooks como para desktops, o aumento bateu nos 33%.

Peres, porém, vê na liderança da HP um cenário passível de mudança.

"Não é uma tendência de mercado, mas uma coisa de trimestre. Pode ser ter sido uma promoção da HP que deu certo, mas a Dell também pode retomar o posto no próximo trimestre", afirma o executivo, que vê a "batalha" entre as duas mais como uma questão de estratégia do que como de hardware.

"Os produtos são muito parecidos. É difícil ver notebooks muito melhores de certa marca que a rival não tenha. A liderança envolve microestratégias".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail