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Em alto e bom som

Aprimore a recepção e a confiabilidade das chamadas de voz sobre IP

Aoife M. McEvoy – PCW/EUA

22/05/2006 às 16h19

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Aprimore a recepção e a confiabilidade de suas chamadas com o uso de voz sobre IP

No melhor dos casos, os telefones via internet fornecem tarifas de longa distância e internacionais acessíveis, planos de ligações mensais ilimitadas, mensagens de voz online e outros recursos baseados na web que uma empresa de telefonia convencional não é capaz de oferecer. E – mais importante – serviço confiável. Na pior das hipóteses, porém, as comunicações por VoIP podem ser repletas de falhas. Frases entrecortadas, ecos e ligações interrompidas encabeçam a lista de reclamações. Não há muito a fazer para remediar um serviço abaixo da média, mas você pode tomar algumas medidas para cortar determinados males de VoIP pela raiz. Se sua configuração de telefone via web baseada em hardware consistir de um adaptador VoIP conectado a um roteador ou a um modem de banda larga em uma extremidade e um telefone padrão na outra, estas dicas vão ajudar a reduzir as agruras de usar um net phone.

Problemas de hardware
Evite colocar o adaptador VoIP no chão ou em qualquer lugar onde possa ser atacado por seus bichos de estimação, seus filhos ou você mesmo. A maioria dos adaptadores é bastante leve e é muito fácil perder ligações devido a chutes acidentais. Todas as configurações de VoIP empregam um ou dois fios de energia, um fio de telefone e um cabo Ethernet. Obviamente, independentemente de onde seu modem ou roteador estiver localizado, seu telefone VoIP estará ligado a ele. Por isso, um telefone sem fio é uma dádiva para VoIP, quer você o utilize como um substituto do sistema de linha terrestre ou um backup para um telefone padrão.

Livre-se das ligações ruins
Se você tiver sorte, sua voz e a da pessoa com quem você estiver falando serão claras como um sino. Por outro lado, a ligação pode ter um eco horrível – talvez você esteja preso no congestionamento da rede do seu provedor de internet. Quando isso acontecer, desligue, espere um minuto e ligue de novo.

Caso você tenha problemas além de uma dificuldade de recepção ocasional, não se surpreenda se o fornecedor de VoIP atribuí-los ao provedor de internet. Antes de acreditar nessa desculpa, faça todo o possível para eliminar outros pontos problemáticos. O site TestYourVoIP.com (www.testyourvoip.com) oferece um simulador de chamada baseado na web que avalia e aponta a qualidade da sua conexão de banda larga. Se seu link é consistentemente ruim, consulte o site do fabricante do roteador para ter certeza de estar usando a versão mais recente de seu firmware e considere trocar o modem ou roteador. Se a qualidade das chamadas for inaceitável por um período longo e isso não se originar de um problema no equipamento, peça ajuda ao seu fornecedor. Aproveite e peça também algum crédito na sua conta.

Outro porém envolve a eletricidade. Quando falta energia na casa ou no escritório, o serviço de telefone via internet é interrompido. Se você tiver um no-break, conecte a ele o roteador, o modem, o telefone e o adaptador. Em qualquer caso, se sua conexão com a internet não funciona, você não pode usar o telefone. Utilize a opção Siga-me do seu fornecedor, se houver, para redirecionar ligações não atendidas para o telefone convencional ou celular para não perder nenhuma chamada.

Por fim, se você não agüentar mais seu telefone baseado na internet, leia as cláusulas cuidadosamente antes de cancelar o serviço. As políticas de cancelamento, os prazos de garantia para devolução de dinheiro e as multas dos fornecedores variam. Quando você pesquisar a aquisição de um serviço, examine minuciosamente as reclamações no Procon de seu estado e as mensagens de usuários em fóruns de discussão na internet.

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