Home > Notícias

HP e IBM anunciam servidores com processador de núcleo duplo da Intel

Empresas lançam em junho 10 equipamentos que usam a linha de chips Xeon, reformulada pela Intel para brigar com a Opteron, da AMD

Por Shelley Solheim, para o IDG Now!*

23/05/2006 às 16h01

Foto:

Empresas lançam em junho 10 equipamentos que usam a linha de chips Xeon, reformulada pela Intel para brigar com a Opteron, da AMD

Tanto a Hewlett-Packard como a IBM estão prontas para lançar novos servidores com processadores de núcleo duplo Xeon, da Intel.

Os equipamentos usarão a nova plataforma "Bensley" para servidores, que suporta as séries de chips de núcleo duplo Xeon 500, chamada de "Dempsey" e lançada em março, e Xeon 5100, conhecida como "Woodcrest" e programada para chegar às lojas em junho.

A plataforma também suportará os processadores com quatro núcleos "Clovertown" com lançamento esperado para o próximo ano.

Os novos dispositivos de núcleo duplo Xeon substituirão a linha Paxville, da Intel, que disputou mercado com processadores da linha Opteron, da rival AMD. A Intel afirma que o Woodcrest, que traz uma atualização de arquitetura sobre a linha Dempsey, impulsionará significantemente o desempenho de computação graças à diminuição do consumo de energia.

A plataforma Bensley também suportará a tecnologia de virtualização da Intel, assim como três outras tecnologias focadas no desempenho do servidor: Fully-Buffered DIMM , para maior capacidade de memória; Active Server Managar para facilitar o gerenciamento de banco de dado; e a I/O Acceleration, para agilizar a resposta de aplicações e desempenho de entrada e saída dos servidores.

Em junho, a HP lançará novos servidores baseados na plataforma Bensley, incluindo os modelos em rack ProLiant DL140, DL360 e DL380, os equipamentos em torre ProLiant ML150, ML350 e ML370 e o servidor ProLiant BL20p em blade.

Com os novos servidores, a HP também melhora as capacidades de gerenciamento, suporte a redes, armazenamento e economia de energia. A empresa, por exemplo, adicionou um novo drive universal para seus servidores ProLiant usando discos com a interface Serial Attached SCSI. Os preços dos servidores ainda não foram definidos.

Já a IBM lançará em julho três novos servidores System X baseados na plataforma Bensley, com preços que variam entre 1.809 e 2.049 dólares para o mercado norte-americano. A companhia também levou aos seus novos servidores a tecnologia PowerExecutive, que permite que administradores monitorem o uso de energia elétrica em servidores.

A companhia começou a oferecer o software para seus servidores BladeCenter no ano passado e, até o final de 2006, divulgará uma nova versão do aplicativo que permite a definição de um determinado uso de energia para um grupo de servidores.
*Shelley Solheim é repórter do IDG News Service, em Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail