Home > Notícias

Web atinge 91,3 milhões de domínios

Volume do ano passado corresponde a 28% de crescimento frente a 2004

Por Camila Fusco, repórter do Computerworld

24/05/2006 às 14h50

Foto:

Volume do ano passado corresponde a 28% de crescimento frente a 2004

Os domínios de internet registrados globalmente em 2005 cresceram 28% na comparação com o ano anterior, superando a marca de 91,3 milhões de nomes, segundo dados apurados pela VeriSign.

De acordo com o levantamento, somente os domínios ".com" e ".net" responderam por 54,7% do total, ou 50 milhões.

"A América do Norte e a Europa continuam correspondendo à maior parte dos domínios registrados e são responsáveis por cerca de 70 milhões deles", aponta Erica Saito, gerente da unidade de Serviços da Informação da Verisign para a América Latina.

De acordo com a executiva, o Brasil tem 1,08 milhão de domínios registrados, sendo cerca de 900 mil deles com a extensão ".br".

O índice de crescimento dos registros na América do Norte foi superior ao de todas as outras regiões do mundo, com 44%. A Ásia apresentou crescimento de 43% em 2005, frente a 41% da América Latina e 27% da Europa. "Nos Estados Unidos, principalmente, pode-se dizer que o mercado de pay-per-click tem impulsionado esse crescimento dos registros", destaca.

Ainda segundo a executiva, o mundo vive hoje uma nova explosão de registros de internet, mas diferente do vivenciada entre 2000 e 2001. “O crescimento é notável, vivemos um boom parecido com o daquela época, mas hoje temos um boom sustentável, não desenfreado”, enfatiza. Para 2006, a empresa não comenta estimativas de registros, mas acredita no índice histórico de crescimento.

Nesta semana, a Verisign anunciou a parceria com a Brasil Telecom para criar o primeiro centro de resolução de internet da América Latina para domínios .com e .net. Na prática, isso representa a instalação de um servidor no País para atender as solicitações de consulta a sites e envio de e-mails para tais extensões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail