Home > Dicas

Coloque seus vídeos na web em tempo quase real

Scott Spanbauer

24/05/2006 às 17h23

Foto:

Camera videoNunca foi tão fácil criar e compartilhar vídeos. Para aspirantes a cineastas, é uma boa notícia. Infelizmente, para potenciais espectadores, é uma má notícia. (Leia sobre serviços gratuitos de compartilhamento de vídeo na em Publique seus vídeos na web). Talvez você pense que a modéstia ou falta de talento impediriam as pessoas de compartilhar todos os momentos mundanos de sua vida com o resto do mundo. Mas experimente dizer isso ao meu filho, cuja coleção de sabres de luz dos Cavaleiros de Jedi (Guerras nas Estrelas) foi filmada no quintal à noite para ser admirada por parentes distantes e amigos de oito anos.  

Vídeo na Web por uma pechincha! 

O mini-épico resultante é tosco mas satisfatório, e levou cerca de uma hora para se filmado, editado e postado online. Você só precisa do Windows XP, uma câmera de vídeo que conecta ao seu computador via USB 2.0 ou FireWire, uma conta em um site que publica vídeos e, opcionalmente, um blog onde possa divulgar sua obra e massagear seu ego.

Siga as instruções da câmera de vídeo para conectá-la ao PC. Depois escolha Iniciar / Todos os Programas / Acessórios / Entretenimento / Windows Movie Maker para ativar o ultra-leve editor de vídeo digital da Microsoft (o atalho do programa pode estar diretamente sob Todos os Programas ou sob Acessórios). Prefiro a versão mais recente do aplicativo, a 2.1, que usuários do Windows XP podem obter através do site Windows Update da Microsoft.

Windows Movie Maker tela

Se você estiver lutando com a captura e edição de vídeo do programa, pressione <F1> para abrir o guia de ajuda. Quando sua obra-prima estiver pronta para exibição, clique em Salvar no computador no painel Tarefas. (Não clique em Enviar para a Web, que funciona com poucos publishers de vídeo e não funciona com nenhum dos serviços de vídeo na web gratuitos mais interessantes.) Na caixa de diálogo Assistente para Salvar Filme, entre um nome, mude a pasta padrão Meus Vídeos sob Escolha um Lugar Para Salvar Seu Filme (se desejar), clique em Avançar, escolha Mostrar mais Opções e selecione Outras Configurações para habilitar o menu drop-down de opções de resolução de vídeo.

Se você escolher uma velocidade de transferência baixa, a execução pode ficar curta e entrecortada – para que postar algo que ninguém vai gostar de assistir? Se você selecionar uma taxa de transferência alta, porém, a resolução do seu clipe vai aumentar, mas pode impingir downloads intermináveis para os espectadores. Escolha Vídeo para Banda Larga (340 kbps) se você acha que seus espectadores têm conexão de alta velocidade – o clipe resultante de 30 quadros por segundo, 320 por 240 pixels, provavelmente fará justiça ao tema.

Para espectadores equipados com modem, escolha a opção do menu 15 quadros por segundo, 160 por 120 pixels, Vídeo para Acesso Dial-up (38 kbps). Depois de selecionar o formato, clique em Avançar para criar o arquivo.  A etapa final é transferir seu arquivo.

Veja na matéria Publique seus vídeos na web instruções e links para vários sites de compartilhamento de vídeo gratuitos e confira o Blip.tv. Este site permite, simultaneamente, transferir o vídeo e postá-lo no seu blog em Blogger (muitos sites de compartilhamento de vídeo fornecem links para outros serviços de blogging populares). Se seus espectadores se registrarem no blog, receberão um e-mail informando-os sobre novo conteúdo assim que ele é postado.

Que tal uma massagem no ego?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail