Home > Dicas

Publique seus vídeos na web

Serviços oferecem espaço para a hospedagem e visualização de suas produções caseiras

24/05/2006 às 16h36

Foto:

Serviços oferecem hospedagem e visualização de suas produções caseiras

Você dedicou-se aos filmes domésticos: gravou-os e, depois, editou-os em pequenas apresentações. Para compartilhar esses filmes, você poderia gravá-los em DVDs e enviálos pelo correio aos seus amigos – mas existe uma maneira mais fácil. Vários serviços de hospedagem permitem transferir vídeos e compartilhá-los com amigos ou com o mundo inteiro pela web.

Como os outros serviços, o Revver vende anúncios que aparecem do lado de seus vídeos. Um utilitário opcional, Revver Uploader, simplifica uploads de arquivos com mais de 10 MB. O Revver não limita o tamanho ou a quantidade de arquivos que você pode transferir. A interface de execução é simples e confiável.Mesmo que você não tenha configurado seus vídeos como arquivos de streaming, o Revver faz streaming na reprodução.

Para proteger a receita de publicidade, o site captura o vídeo para que não possa ser visto fora de seus domínios – frustrante se você quer que seus amigos baixem os arquivos. Comparativamente básico, o Putfile não faz streaming de vídeo automaticamente, mas funciona confiavelmente e bem. Você pode transferir quantos arquivos de vídeo ou áudio quiser abaixo de 25 MB (2 MB para imagens estáticas). Um prático menu dropdown permite que você selecione o tamanho do vídeo. O Putfile não suporta tagging com palavra-chave – às vezes, é difícil encontrar vídeos depois.

O Vimeo talvez seja o serviço mais fácil de usar. Você pode transferir 20 MB de arquivos de vídeo por semana. O serviço não faz streaming na reprodução, mas um link permite que você salve arquivos localmente.

Mais generoso no tamanho dos arquivos é o YouTube. Nesse serviço, cada vídeo pode ter até 100 MB e fica no site por tempo indefinido – o YouTube ainda possibilita a publicação dos vídeos em alguns blogs.

Você quer compartilhar muitos arquivos grandes além de vídeos? Experimente o Streamload MediaMax, site que oferece 25 GB de armazenamento online gratuito e permite uploads de arquivo de até 25 MB – o limite mensal é de 500 MB. Para assistir aos vídeos, o Media Max oferece uma bela visão quadro a quadro, permitindo que você veja imagens estáticas selecionadas. Entretanto, muitos quadros ficaram pretos nos testes, e a reprodução no browser também não funcionou. Felizmente, o MediaMax permite que você baixe os arquivos de vídeo originais para vê-los de novo localmente Outra opção eclética de compartilhamento é o OurMedia. Ele aceita vídeos, textos, imagens e outras produções. Como acontece com seu competidor, nem todas as reproduções saem a contento.

O longo processo de aprovação do Google Video pode não ser atrativo para amadores, mas o serviço tem um grande público.

Outros site de compartilhamento de vídeo:
• Blip.tv: http://blip.tv/
• ClipShack: http://www.clipshack.com/
• Dailymotion: http://www.dailymotion.com/

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail